Lembra-se de há algumas semanas atrás a Internet ser inundada de consumidores a queixarem-se de ser extremamente complicado rescindir contrato com as três maiores operadoras de telecomunicações a atuar em Portugal? Estamos a falar da altura em que a DIGI entrou de rompante, e também apareceram outras operadoras low-cost.
Pois bem, a MEO acaba de levar uma multa das antigas: 559.500 euros. Porque será?
Antes de mais nada, a decisão foi da ANACOM, que acusa a operadora de colocar entraves ilegais à saída de clientes, além disso, também foi acusada de usar práticas comerciais desleais. Basicamente, estamos a falar de informações falsas sobre fidelizações e encargos. Tudo para dificultar a vida a quem quer mudar de operadora.
Segundo a Anacom, a MEO tentou “dificultar, atrasar ou até levar à desistência” quem queria mudar de operador. Ou seja, jogadas que visam travar a concorrência e manter clientes à força, mesmo que isso vá contra as regras do jogo.
Como? Simples! A MEO terá informado consumidores de que ainda estavam em período de fidelização quando já não estavam, ou que tinham encargos a pagar que não existiam. Tudo para meter medo e fazer com que o cliente pense duas vezes antes de saltar para a concorrência.
A cereja no topo do bolo?
A MEO já recorreu da decisão, claro. O caso está agora nas mãos do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão. Mas a verdade é que esta coima é apenas mais um capítulo na novela da relação (muitas vezes desequilibrada) entre operadoras e clientes em Portugal.
Fica o aviso para o futuro: se estás a pensar mudar de operador e te dizem que ainda tens fidelização ou que vais pagar mundos e fundos, exige tudo por escrito. Nunca se sabe!