Hoje em dia, qualquer comando vibra, por vezes até fora do mundo das consolas. Assim, seja no meio de um tiroteio, numa curva apertada num jogo de corridas ou quando apanhas um susto num survival horror. Mas sabes onde tudo começou?
A resposta é… Nintendo 64.
Provavelmente pensava que a Sony tinha sido a primeira com o comando DualShock. Mas, antes da Sony, antes da Sega, antes dos comandos com luzinhas e sensores hipercomplexos, a Nintendo já andava a fazer o comando tremer nas tuas mãos.
Tudo começou com o Rumble Pak!
O Rumble Pak foi lançado em abril de 1997, ao lado de Star Fox 64, e foi o primeiro acessório de vibração a ganhar tração a sério no mercado.
Era um “add-on” que se ligava na traseira do comando da N64 (na mesma entrada do cartão de memória) e usava duas pilhas AAA para dar aquele efeito de explosão ou colisão durante o jogo. Era mágico para a época, e de facto, tornou-se num marco na forma como sentíamos o jogo.
Claro que tinha as suas limitações. O sistema não era de todo o mais prático. Isto porque, se querias gravar o jogo, tinhas de tirar o Rumble Pak e pôr o Memory Pak.
Ainda assim, era uma grande novidade! Que claro está, ficou.
Sony respondeu com o DualShock!
A Nintendo lançou o conceito, mas a Sony refinou-o.
Ou seja, ainda em 1997, a Sony lançou o lendário DualShock para a PlayStation 1, com vibração embutida e dois analógicos. O que claro está, viria a tornar-se o novo padrão da indústria.
O DualShock não precisava de pilhas nem de ser removido para gravar progresso. Além disso, conseguia vibrações mais subtis ou mais intensas, criando uma experiência mais dinâmica.
Em suma, a Sony pegou na ideia da Nintendo e levou-a para o próximo nível.
Vibração está cada vez mais inteligente!
Com o tempo, todos seguiram o mesmo caminho. A GameCube já trazia a vibração integrada no comando. A Sega Dreamcast também teve a sua versão, com o pack de vibração que encaixava no Visual Memory Unit.
Porém, hoje em dia, temos tecnologia que faz parecer o Rumble Pak um brinquedo de feira:
- DualSense (PS5) – Com haptics super precisos, sentes a tensão de um arco ou o deslizar da areia nos dedos.
- Joy-Con (Nintendo Switch) – O famoso HD Rumble permite simular coisas como cubos de gelo a bater num copo.
- Xbox Series (Microsoft) – Os comandos têm impulse triggers, que vibram nos dedos de forma localizada, muito útil em shooters e corridas.
A questão agora é… O que vem a seguir?