A nova Nintendo Switch 2 vem com melhorias sérias: onde temos de destacar ecrã maior (7,9″ vs 6,2″), resolução Full HD (1080p), HDR, taxa de atualização variável (VRR com NVIDIA G-SYNC) até 120Hz, entre muitas outras coisas.
Mas… Já reparou que o ecrã não é OLED. Certo?
Mas porquê, Nintendo? Como é que se lança uma Switch OLED, e depois se volta atrás para o LCD?
A Nintendo foi muito inteligente há alguns anos atrás, quando decidiu lançar uma versão mais apetecível da Nintendo Switch. Estamos a falar da Switch OLED que chegou ao mercado com contraste infinito e pretos reais, o que, apesar de não existir nenhuma melhoria a sério no lado da performance, fez com que muitos jogadores fossem a correr e aos saltos comprar a nova consola.
Mas, ao contrário do esperado, a nova Switch 2 fica pelo LCD…. Estranho! Porque trocar OLED por LCD parece um passo atrás! Ainda que o ecrã seja maior.
Porquê?
Segundo Tetsuya Sasaki, da equipa de desenvolvimento da Nintendo, a decisão foi tomada após analisar os avanços recentes no LCD.
A verdade? Simples. O LCD é muito mais barato, e a carta do OLED pode ser guardada para uma versão Pro daqui a 1 ou 2 anos. No fundo, exatamente aquilo que a Nintendo fez com a Switch OLED.
LCD é mais barato? Talvez, mas a consola chega a Portugal a custar 469,99€. Um valor que é… Significativo para as nossas carteiras.
Mas há boas notícias! Os jogos não chegam aos 100GB!
Entretanto, foram revelados os primeiros tamanhos de instalação dos jogos para a Switch 2. Felizmente não vais precisar de apagar 15 jogos só para instalar o Mario Kart:
- Mario Kart World – 23,4 GB
- Donkey Kong Bananza – 10,0 GB
- GameCube Nintendo Classics – 3,5 GB
- Super Mario Jamboree (Switch 2 Edition) – 7,7 GB
Sim, como seria de esperar, os tamanhos cresceram em relação à primeira Switch, mas ainda estão muito longe dos 100 GB (ou mais) que vemos em PC, PlayStation ou Xbox. Ainda bem! Até porque a Switch 2 vem com 256 GB de armazenamento, e só aceita expansão via microSD Express que vão ser mais caros face aos MicroSD normais, e que provavelmente até já tens em casa.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.