iPhone mais caro em 2025? Como deve saber, Donald Trump decidiu fazer das suas, puxou o seu martelo económico, e anunciou tarifas pesadas sobre importações de produtos provenientes de vários países. E sim, como deve imaginar, a Apple está na linha da frente dos atingidos.
Afinal de contas, produtos importados da China, Índia e Vietname, onde a Apple monta a maioria dos seus iPhones, vão enfrentar tarifas de 54%, 26% e 46%, respetivamente. Mas a coisa nem fica por aqui, porque muitos dos componentes que dão vida ao iPhone, como é o caso do SoC, não são feitos nos Estados Unidos.
Portugal sofre? Claro! Mesmo que as taxas sejam aplicadas no mercado americano, as implicações são globais. Isto porque quando os custos de produção aumentam, o efeito faz-se sentir em toda a cadeia, incluindo na Europa… e claro, em Portugal.
Apple entre margens apertadas e aumentos de preço
Portanto, segundo o reconhecido analista Ming-Chi Kuo, se a Apple não mexer nos preços, a margem de lucro pode cair entre 8,5% e 9%.
Algo que é interessante, porque apesar de não ser o fim do mundo para a Apple, numa empresa habituada a operar com margens acima dos 45%, é uma queda considerável. Por isso, numa altura em que já se esperava um aumento de preço, é provável que os consumidores acabem por pagar a diferença.
Porém, a Apple pode tentar suavizar o impacto de tudo isto. Como?
- Aumentar a produção na Índia e tentar negociar isenções com os EUA;
- Subir os preços dos modelos Pro, já que os consumidores mais exigentes tendem a aceitar aumentos;
- Negociar cortes nos custos com os fornecedores;
- Refinar os apoios/subsídios com operadoras.
Na prática, isto significa que a Apple vai fazer tudo o que puder para manter as margens… mas se tiver mesmo de escolher entre cortar lucros ou subir preços, sabemos qual será a escolha.
iPhone mais caro? É em todo o lado?
Entretanto, como os modelos europeus não vivem numa bolha, as versões vendidas em Portugal também deverão sofrer aumentos indiretos. Seja no preço base ou nos custos associados a importações e revenda.
Em suma, com os próximos iPhones já em preparação, é cada vez mais provável que vejamos um aumento de preços nos modelos de 2025, especialmente no lado dos Pro. Por cá? Os consumidores portugueses que já se queixavam do preço dos iPhones podem preparar-se: É que o pior ainda pode estar para vir.