Atenção: sabe com que velocidade é que deve comer?

Os especialistas tendem a concentrar-se nos tipos de alimentos que pode comer para melhorar a sua saúde. Mas a velocidade com que almoça ou janta é igualmente importante. Há riscos em comer demasiado depressa. Pense em comida presa e no potencial de comer em excesso antes de o seu cérebro lhe dizer para parar. Mas com quem velocidade é que deve comer?

Atenção: sabe com que velocidade é que deve comer?

O que é comer demasiado depressa?

Se é o tipo de pessoa que consegue comer regularmente o pequeno-almoço, o almoço ou o jantar em menos de 20-30 minutos, está a comer demasiado depressa.

“Demora cerca de 20 minutos para o estômago comunicar ao cérebro, através de uma série de sinais hormonais, que está cheio”, afirma Leslie Heinberg, do Center for Behavioral Health da Cleveland Clinic. “Por isso, quando as pessoas comem rapidamente, podem perder estes sinais e é muito fácil comer para além do ponto de saciedade.”

Porque é que isso é um problema?

As pessoas que comem rapidamente são susceptíveis de engolir mais ar, o que pode levar a inchaço ou indigestão. Não mastigar corretamente os alimentos pode também comprometer a digestão, o que significa que não obterá todos os nutrientes dos alimentos. Pedaços de comida não mastigados também podem ficar presos no seu esófago.

sal aumenta o risco de cancro mesmo numa alimentação saudável

Alguns estudos anteriores sugeriram que as pessoas que comem rapidamente têm o maior risco de obesidade, enquanto as pessoas que comem mais devagar têm menos probabilidades de serem obesas.

Como é que pode abrandar quando come?

Para começar, desligue a televisão e pouse o telemóvel.

“Se está a comer enquanto vê televisão, as pessoas tendem a comer até haver um anúncio ou o programa acabar”, referiu Heinberg, acrescentando que as pessoas estão menos inclinadas a prestar atenção aos sinais do próprio corpo de que está cheio. “Quando fazemos coisas enquanto estamos a comer, estamos a comer com menos atenção. E isso leva-nos muitas vezes a comer mais”.

A autora afirma que quando as pessoas se concentram exclusivamente na alimentação, tendem a apreciar mais a refeição e a comer menos.

O ritmo a que se come é muitas vezes um hábito enraizado, mas a mudança ainda é possível. Pode utilizar a sua mão não dominante para comer, experimentar utensílios que normalmente não utiliza, como pauzinhos, ou fazer uma pausa deliberada para beber água quando o seu prato está parcialmente vazio.

Entretanto uma das coisas mais importantes é aumentar o número de dentadas que dá. Se mastigar cada bocado durante um pouco mais de tempo, isso irá abrandar a sua alimentação.

O tipo de alimentos que ingere também pode fazer a diferença, salientando que é muito mais fácil comer ultraprocessados ou fast food mais rapidamente, porque normalmente têm uma textura mais macia.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...