É normal ter a ideia de que acelerar um pouco mais na estrada ou autoestrada pode ajudar a chegar ao destino um pouco mais rápido, e de facto é verdade, vai mesmo chegar mais rápido. Mas será que isso compensa? A realidade é que, na maioria das viagens, o tempo ganho ao andar acima do limite de velocidade é insignificante, enquanto os riscos e custos aumentam drasticamente.
É uma balança, onde o equílibrio é de facto muito importante. Até porque num dos lados dessa balança, existem vidas, incluindo a sua.
O Mito do Tempo Ganho
Vamos aos números!
Se uma viagem de 100 km for feita a 100 km/h, o tempo necessário será de exatamente 1 hora. Isto é matemática básica, correto? Pois bem, se o condutor aumentar a velocidade para 120 km/h, conseguirá fazer a mesma viagem em 50 minutos. Ou seja, arriscou uma multa, aumentou o consumo de combustível e colocou a sua segurança em risco para ganhar apenas 10 minutos.
Agora vejamos outros exemplos:
- Viagem de 50 km: A 90 km/h demora 33 minutos, a 110 km/h reduz para 27 minutos. Apenas 6 minutos de diferença.
- Viagem de 200 km: A 120 km/h demora 1h40min, a 140 km/h reduz para 1h26min. Ganha 14 minutos, mas com um risco muito maior.
- Percurso urbano de 10 km: A 50 km/h demora 12 minutos, a 70 km/h reduziria para 8 minutos – mas os semáforos e trânsito anulam essa vantagem.
A diferença é ainda menos relevante em percursos urbanos, onde os semáforos, rotundas e tráfego acabam por anular qualquer vantagem que o excesso de velocidade pudesse proporcionar.
É caro andar mais rápido!
Além da multa e dos pontos na carta de condução, há outros fatores que tornam o excesso de velocidade uma péssima escolha:
- Consumo de combustível: Quanto mais rápido se anda, maior é a resistência ao ar. Isto significa que o motor vai ter de fazer mais esforço para andar mais rapidamente. O consumo de combustível dispara. Em alguns casos, a diferença pode chegar a 20% ou mais.
- Desgaste do veículo: Pneus, travões e motor sofrem mais com uma condução agressiva, aumentando os custos de manutenção.
- Risco de acidente: A velocidade reduz drasticamente o tempo de reação e de travagem segura. Ou seja, aumenta a gravidade dos acidentes. Caso não saiba, um choque a 120 km/h tem consequências muito mais severas do que a 100 km/h.
Conclusão
O excesso de velocidade pode dar a ilusão de que se chega mais rápido, e de facto até chega um pouco mais cedo. Porém, o tempo ganho é mínimo, enquanto os custos e os riscos são imensos.
Respeitar os limites de velocidade não é apenas uma questão de cumprir a lei, mas também de segurança, economia e responsabilidade. Afinal, de que vale ganhar alguns minutos se isso pode custar uma vida?