Tesla está em queda livre e pode não aguentar a concorrência

A Tesla enfrenta um período turbulento, presa entre as ações imprevisíveis da administração Trump e a associação de Elon Musk a teorias da conspiração e movimentos extremistas. Como consequência, as vendas caíram drasticamente, os proprietários vendem os seus veículos por valores irrisórios e a empresa perdeu a sua posição de liderança em tecnologia de veículos elétricos (VE). Neste momento pode ser difícil para a Tesla aguentar a concorrência.

Tesla está em queda livre e pode não aguentar a concorrência

Durante anos, a Tesla esteve à frente da revolução elétrica, aproximando-se do seu objetivo de transformar o setor automóvel. No entanto, em 2024, Musk tomou decisões que ameaçaram tudo o que a empresa tinha construído. Cortes massivos de pessoal, cancelamento de novos modelos e uma aposta exclusiva no Cybercab deixaram a Tesla numa posição frágil.

(ensaio) tesla model y - É um sucesso de vendas. porquê? rascnho

Se isso não fosse suficiente, Musk envolveu-se na política e alinhou-se com grupos extremistas, afastando uma parte significativa da base de clientes da Tesla. A sua proximidade com Trump, que desde cedo mostrou desdém pelos veículos elétricos, tornou a situação ainda mais delicada. Assim desde a tomada de posse de Trump em 2025, as vendas da Tesla caíram, as ações vieram por aí abaixo e o futuro da empresa está cada vez mais incerto.

Fim dos incentivos para veículos elétricos

A administração Trump quer eliminar os incentivos fiscais para veículos elétricos, afetando gravemente a Tesla. Sem esses benefícios, os carros da marca tornar-se-ão mais caros e menos atrativos, levando a uma queda nas vendas e lucros.

Rejeição global a Musk e à Tesla

O apoio de Musk a grupos extremistas alienou clientes na Europa e nos EUA. Na Alemanha, um estudo revelou que 94,2% dos inquiridos recusam comprar um Tesla devido às ações do seu CEO.

Queda acentuada nas vendas

As vendas da Tesla desceram em todos os mercados, especialmente na Europa e na China, onde as quedas ultrapassaram os 50%. O declínio afeta até os modelos mais populares, como o Model Y.

(ensaio) tesla model y - É um sucesso de vendas. porquê? rascnho

Desvalorização de carros usados

O mercado está saturado de Teslas em segunda mão, com preços a cair rapidamente. Modelos que custavam 35 mil Euros há um ano agora vendem-se por menos de 15 mil refletindo a falta de interesse dos compradores.

Impacto negativo das tarifas comerciais

As políticas protecionistas de Trump podem aumentar os custos de produção da Tesla, que depende de peças importadas do México e do Canadá. Sem margem para subir preços, a empresa terá de absorver os custos adicionais.

Desvalorização das ações

Desde o início de 2025, o valor das ações da Tesla caiu quase 50%, uma queda histórica que reflete a perda de confiança dos investidores.

Mudança de estratégia na gama de modelos

Entretanto em vez de lançar um VE acessível, a Tesla aposta numa versão simplificada do Model Y. Esta estratégia pode não ser suficiente para impulsionar a procura e manter a competitividade.

Aposta arriscada no Cybercab

A Tesla confia que o Cybercab e a tecnologia de condução autónoma revolucionarão o setor. No entanto, a tecnologia ainda não está pronta e a aposta excessiva nesta área pode ser um risco financeiro.

Concorrência cada vez mais forte

Enquanto a Tesla enfrenta desafios internos, rivais como Mercedes-Benz e Hyundai lançam modelos elétricos mais eficientes, com baterias superiores e tempos de carregamento mais rápidos. A Tesla, por outro lado, mantém tecnologia desatualizada.

Conclusão

A Tesla enfrenta uma crise sem precedentes e assim com uma base de clientes alienada, vendas em queda e concorrência mais agressiva, a sua posição dominante no mercado dos veículos elétricos está seriamente ameaçada. Se nada mudar, a Tesla pode perder definitivamente a liderança que tanto demorou a construir.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...