A recente queda nas vendas da Tesla na Europa pode estar um pouco relacionada com aquilo que Elon Musk anda a fazer e a dizer no mundo da política global. Mas, a realidade é que a culpa não é só desta icónica personagem. É também do facto de a Tesla ter anunciado uma nova versão do Tesla Model Y, o que por sua vez fez com que os potenciais consumidores tenham entrado em modo de “espera”.
Isto para dizer o quê? Este Tesla que estamos agora a testar é a versão “velhinha”, não é a nova. O que pode parecer um pouco estranho quando já existe uma nova versão pronta a rolar nas estradas Portuguesas.
Mas, ainda assim, é um ensaio que faz sentido por duas (grandes) razões. Desta forma vai ser possível fazer uma comparação com mais bases, e claro, a realidade é que os Portugueses raramente compram carros novos. Infelizmente, devido à nossa fiscalidade, é cada vez mais normal importar carros, onde temos de incluir este Tesla Model Y.
Por isso, faz todo o sentido dar a nossa opinião sobre este Tesla, que verdade seja dita, apesar de já ter uma nova versão em cima, é tecnologicamente surpreendente.
(Ensaio) Tesla Model Y – É um sucesso de vendas. Porquê?
Especificações Técnicas
- Bateria: 75kWh (Carregamento: 11kW AC / 250kW DC)
- Autonomia (WLTP): 445km
- Potência: 384cv // 493nM // 217km/h (Max – limitado eletronicamente – 5s dos 0 aos 100km/h)
- Lugares: 7 (2 reclináveis)
- Peso e Dimensões: 4751 mm * 1921 mm * 1624 mm // 2054 kg
Portanto, como dissemos em cima, já existe uma nova versão do Tesla Model Y que promete ter ainda mais sucesso que a que tão bem conhecemos. Uma versão baseada em uma plataforma bastante mais evoluída, eficiente, que tenta melhorar um pouco a experiência de condução com mais segurança, menos ruídos, e claro, mais conforto.
Pode dar uma vista de olhos ao novo automóvel da Tesla em baixo.
Mas, a base mesmo a sério de ambos os automóveis, é de facto muito parecida, especialmente no lado da tecnologia, que é onde a Tesla continua a brilhar no mercado automóvel atual.
O que mudou ao certo?
- Temos o Design Exterior com uma frente e uma traseira atualizadas: O novo Model Y apresenta um design frontal mais aerodinâmico com um nariz mais estilizado e uma barra de luz fina ao longo do capô. Na traseira, há agora uma faixa de luz de largura total.
- Interior:
- Tela para Passageiros Traseiros: Foi adicionada um ecrã sensível ao toque de 8 polegadas para os passageiros do banco traseiro, proporcionando maior entretenimento e controle de funcionalidades.
- Iluminação Ambiente Configurável: O interior agora conta com uma faixa de luz configurável que percorre toda a cabine, permitindo aos utilizadores personalizar a atmosfera do veículo.
- Assentos Traseiros Motorizados: Os assentos traseiros foram atualizados para serem ajustáveis eletricamente, aumentando o conforto e a conveniência.
- Desempenho:
- Autonomia Estendida: A versão Long Range teve sua autonomia aumentada para 719 km, em comparação com os 688 km do modelo anterior.
- Suspensão Melhorada: A suspensão foi reajustada para proporcionar uma condução mais confortável e suave.
O Tesla Model Y é o quê?
É um SUV, que serve como uma alternativa mais barata face ao Model X que tanto deu que falar há alguns anos atrás. É obviamente mais pequeno, mas continua a ser um automóvel de grandes dimensões, pensado para ser um automóvel extremamente tecnológico e evoluído, mas nem por isso demasiado longe daquilo que os condutores podem pagar.
Claro que existem muitos comparativos à BYD, especialmente no lado das características técnicas, onde a Tesla fica quase sempre em desvantagem.
Mas… São coisas muito diferentes, e por isso difíceis de comparar.
A Tesla é a referência do mercado, e a BYD, apesar do seu sucesso, ainda está numa posição de oferecer certas regalias que as líderes não precisam de meter em cima da mesa. Mas uma coisa é certa, enquanto outras fabricantes andam a apostar em especificações técnicas superiores às da Tesla, o ponto forte da Tesla continua a ser a tecnologia que os seus automóveis oferecem, que é de facto capaz de transformar a experiência de condução. É algo que mais ninguém é capaz de oferecer aos dias de hoje.
Passa até a ideia de que estamos a conduzir uma nave espacial, que está sempre atento a tudo e a todos.
Porém, apesar de impressionante, não é uma experiência sempre positiva, porque o habitáculo, que apesar do facto de existir beleza na simplicidade, acaba por ser demasiado simples para o meu gosto e para a segurança dos condutores menos atentos.
Aliás, para ter acesso a todo o potencial do software que a Tesla oferece nos seus automóveis, é certamente uma boa ideia perder alguns minutos a navegar em cada janela, para depois não ter que andar à procura de coisas mais específicas em andamento.
Por exemplo, os comandos do ar-condicionado estão escondidos no ecrã. De facto, até os comandos para regular o volante e espelhos estão também em janelas meio escondidas na interface.
Isto não é um problema exclusivo da Tesla, mas é algo que a gigante Norte-Americana leva um pouco mais além.
Como é a condução?
De forma muito resumida, é boa no geral. Não pense que vai ter aqui o pico do dinamismo automóvel, ou extrema agilidade.
É um 100% elétrico com boa resposta ao pedal, e bastantes funcionalidades de segurança sempre ativas. É também bastante apontado em velocidades médias ou altas. Porém, em certas manobras, acho-o um pouco pesado, com um ângulo de viragem curto para o seu tamanho. (Algo que a Tesla promete ter melhorado na nova versão).
Ainda assim, no geral, é um automóvel muito equilibrado e seguro na prática da condução. Um automóvel que vamos ver durante mais alguns anos no mercado Português. Porque vai muito provavelmente desvalorizar um pouco com a chegada do novo e renovado modelo.
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