Escolher onde montar a sua Smart TV é uma decisão importante. Afinal de contas quer ter uma experiência de visualização confortável e não quer mais buracos na parede do que os necessários. O mais importante é evitar os erros de que vamos falar já a seguir.
Evite estes erros quando montar a sua Smart TV em casa!
Montar o seu televisor demasiado alto
Para uma experiência de visualização mais confortável e natural quando colocar a sua Smart TV em casa, o seu televisor deve ser montado de forma a que o centro do ecrã fique à altura da cabeça quando está sentado na “posição de visualização primária”. A razão simples para isto é que não precisa de inclinar constantemente a cabeça para cima ou para baixo quando está a ver.
A “posição de visualização primária” é a posição de visualização “ideal” na divisão onde normalmente vê ou utiliza o televisor. Isto significa que a colocação horizontal é tão importante como a colocação vertical. Também não quer ter de esticar o pescoço para a esquerda ou para a direita para ver o ecrã.
Pense numa sala de cinema confortável com vários níveis. A experiência de visualização no meio da sala é indiscutivelmente mais confortável do que a que teria na fila da frente, onde tem de olhar constantemente para o ecrã. Ou nas extremidades, onde o seu pescoço fica dorido por olhar na mesma direção durante duas horas.
Isto exclui a possibilidade de montar o seu televisor por cima de uma lareira ou no canto superior de uma sala. A maioria dos suportes de TV construídos para o efeito são baixos por esta razão. Se não tiver espaço suficiente na parede para montar ou se não tiver a certeza, compre um suporte de TV barato.
A inclinação
Isto anda de mãos dadas com o ponto anterior, mas se tiver de inclinar o seu televisor para baixo para ver bem o ecrã, então provavelmente montou-o demasiado alto. É provável que já tenha visto este tipo de colocação em bares onde tem de conseguir ver por cima dos clientes.
No entanto, em casa isto é má ideia.
Montar o seu televisor demasiado longe
Se tem dificuldade em ver o televisor corretamente ou se se sente suficientemente desligado do que se passa, provavelmente deveria ter comprado um televisor maior. Se um televisor maior não for uma opção, mudar a sua posição de montagem ou a mobília deve resolver o problema.
É fácil calcular o tamanho do televisor que deve comprar ou a distância a que se deve sentar do ecrã. O ideal será um campo de visão entre 30º e 40º para uma experiência de visualização confortável.
A outra métrica que pode utilizar é a distância “ideal” do ecrã à qual obtém os benefícios de uma imagem Ultra HD. Pode estar muito mais perto, mas isso também depende da sua preferência pessoal. A verdade é que se habituará a um ecrã que lhe pareça um pouco demasiado próximo (dentro do razoável). O mesmo não se pode dizer de um ecrã que está tão longe que não consegue perceber o que se passa.
Suportes de montagem visíveis
Montar uma Smart TV é uma tarefa importante e não deve ser demasiado complicada. O posicionamento é o fator mais importante, mas também o é comprar o equipamento certo. Se comprar suportes de montagem do tamanho errado ou se montar o televisor de forma incorrecta, estragará o aspeto limpo de um televisor montado na parede.
Certifique-se de que os suportes de montagem que prendem o televisor à parede não ficarão visíveis quando o trabalho estiver concluído. Pode testar isto dimensionando o suporte contra o televisor antes de começar a fazer furos. Compreenda como o televisor se fixa ao suporte e qual a posição ideal para obter um aspeto limpo.
Não gerir os cabos
Entretanto uma das piores coisas de montar um televisor na parede é ter de gerir corretamente os cabos. Assim nada arruinará a estética como uma desagradável teia de aranha de cabos de alimentação e HDMI pendurados. Felizmente, tem opções se quiser esconder os seus cabos.
Alguns suportem permitem encaminhar com segurança os cabos de alimentação, adicionar Ethernet e alimentar cabos HDMI da parte de trás do televisor para a tomada eléctrica e dispositivos de origem. Em alternativa, pode instalar um separador de cabos, também conhecido como uma calha, diretamente por baixo do televisor para manter tudo contido numa única passagem.