Existem muitas expressões portuguesas que poderia utilizar para começar este artigo, como aquela clássica do “quem tem ** tem medo”, e de facto, nos tempos que correm, dentro do mundo da tecnologia, não é preciso ter medo, mas é boa ideia ter algum receio.
Especialmente nos emails e mensagens com links estranhos, que ninguém sabe muito bem de onde vieram, e talvez mais importante que isso, para onde nos vão levar. Isto é ainda mais sério para os utilizadores mais “velhotes”, que são os mais frágeis a esquemas que contam quase sempre com links estranhos.
Tem medo de carregar em Links? Use isto!
Portanto, hoje em dia, é completamente normal receber e-mails, SMS, mensagens no WhatsApp ou outras redes similares, com links à mistura, que por vezes são fidedignos, e outras vezes quase que passam por fidedignos, tal é o cuidado ao detalhe.
Por isso, se por vezes tem receio em carregar nestes links, nada melhor que aproveitar esta app Android (link // GitHub). Estamos a falar do URL Check, que basicamente nos oferece um pouco mais de controlo sobre os links que nos aparecem no dia-a-dia. No fundo, é um “middleman” que intercepta os links, e nos dá mais algumas informações sobre aquilo que pode estar escondido. Até é capaz de perceber se existem vírus.
Mas tem de ser configurado!
Tem de selecionar alguns módulos, onde os principais são:
- Input Text, Status code, Unshortener, URL Cleaner, Hosts labeler, e Open and Share.
É uma adição muito importante para qualquer smartphone!