Inteligência artificial chegou ao Google Tradutor!

Quem atualmente necessita de traduzir texto pode recorrer a funcionalidades como o Circle to Search ou o Live Translate, graças à Inteligência Artificial. No entanto, a maioria das pessoas continua a preferir o Google Tradutor que ainda não tinha tido direito a grandes novidades. A Google tem vindo a atualizar aplicações como o Gmail, Docs e Messages com novas funcionalidades de Inteligência Artificial, a aplicação Google Tradutor tem sido deixada para trás – até agora. Parece que a aplicação está a preparar-se para a sua próxima grande atualização de IA.

O que pode a inteligência artificial fazer pelo Google Tradutor? 

De acordo com o leak do conhecido AssembleDebug (via Android Authority), a Google está a preparar uma nova função alimentada por IA para o Google Tradutor. Atualmente, a aplicação permite-lhe traduzir utilizando texto, voz ou a câmara, mas esta nova funcionalidade poderá ajudá-lo a refinar ainda mais o texto traduzido.

A nova funcionalidade irá, alegadamente, adicionar um botão “Pedir um follow-up” que aparecerá depois de ter introduzido o texto para tradução. Quando o texto estiver traduzido, este botão permitir-lhe-á refinar ainda mais a tradução. Por exemplo, se a tradução não fizer sentido, pode pedir ao Google Translate uma versão alternativa.

inteligência artificial chegou ao google tradutor!

Além disso, poderá ajustar o tom, o estilo ou até simplificar a tradução para uma melhor compreensão. Também pode ajustar o texto para se adaptar às variantes regionais ou ouvir o texto traduzido. E se isso não for suficiente, pode utilizar o Gemini e o Tradutor em conjunto para afinar a tradução de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, na demonstração, o utilizador pediu para que a tradução “soasse engraçada, como um técnico”, e a aplicação tratou disso sem esforço.

Esta funcionalidade pode não parecer inovadora, mas pode ser muito útil para obter mais contexto em torno das traduções ou mesmo para aprender uma nova língua. No entanto, uma vez que se baseia na IA, é provável que necessite de uma ligação ativa à Internet para funcionar.

Esta não é a primeira vez que ouvimos falar desta funcionalidade. Foi detectada pela primeira vez no mês passado, mas, na altura, a funcionalidade não era clara. Agora, o AssembleDebug activou manualmente a funcionalidade na versão 9.3.78.731229477.7 do Google Tradutor, confirmando o seu funcionamento. Embora ainda não esteja amplamente disponível, o facto de poder ser activada manualmente sugere que uma implementação global pode estar mesmo a chegar.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.