Pixel vão começar a detetar fraudes telefónicas em tempo real!

Está a tornar-se cada vez mais difícil saber o que é uma fraude telefónica e o que não é. Para ajudar a evitar fraudes, a Google anunciou algumas funcionalidades de segurança que acabariam por chegar aos smartphones Pixel, como a Deteção de burlas. Parece que a Deteção de fraudes telefónicas nos Pixel está quase pronta para fazer a sua estreia.

A inteligência artificial tem um papel muito importante na deteção de fraudes telefónicas dos Pixel 

Numa publicação na Google Store relacionada com o Gemini, a empresa falou sobre algumas das funções úteis do Gemini Nano. Entretanto perto do final da página há uma menção à deteção de golpes. De acordo com a Google, “a deteção de burlas em chamadas e mensagens chega aos telemóveis Pixel em março de 2025”.

Se é um utilizador beta, pode experimentar a Deteção de burlas em chamadas desde novembro passado. A funcionalidade é capaz de detetar potenciais burlas em tempo real e alertá-lo através de avisos sonoros, visuais e tácteis.

pixel vão começar a detetar fraudes telefónicas em tempo real!

A Google explica que o smartphone pode utilizar o processamento no dispositivo para identificar padrões de conversação normalmente associados a burlões, tais como um “representante do banco” a pedir urgentemente transferências de fundos, pagamentos com cartões de oferta ou informações pessoais como PINs e palavras-passe. Nestes casos, receberá um alerta imediato.

Deteção de burlas

Este processamento no dispositivo é efectuado pela Gemini Nano no Pixel 9. Entretanto, o Pixel 6 e superiores aproveitam outros modelos de aprendizagem automática da Google no dispositivo. A funcionalidade está desactivada por defeito. Assim terá de ativar quando a versão estável for lançada em março. Para tal, aceda à aplicação Google Phone > Definições > Deteção de burlas.

Entretanto, a Deteção de burlas para mensagens refere-se provavelmente à proteção melhorada que a Google lançou na versão beta da aplicação Mensagens em outubro. Se não estiver familiarizado com esta funcionalidade, a Google introduziu “protecções contra mensagens fraudulentas que podem parecer inofensivas no início, mas que podem eventualmente conduzir a burlas”. Também com base na aprendizagem automática, esta funcionalidade irá mover automaticamente as mensagens que suspeita serem fraude para a sua pasta de spam ou irá avisá-lo sobre o texto.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.