Caso não saiba, existem várias versões da memória LPDDR5 que dá vida à grande maioria dos smartphones modernos. Aliás, só a SK Hynix tem uma mão cheia delas. Mas, num mundo em que a performance já não é um problema, esta fabricante decidiu enredar por um outro caminho.
A SK Hynix decidiu desenvolver um tipo de memória RAM LPDDR5 com um foco muito maior na eficiência energética. Hoje em dia, a performance já não é tudo.
Memória RAM nos smartphones. Velocidade não é tudo!
Portanto, ainda se lembra da memória LPDDR5T da SK Hynix, que era a memória RAM mais rápida do mundo mobile? Pois bem, agora temos a memória LPDDR5M, que opera a uma voltagem um pouco mais baixa face à mais normalmente utilizada LPDDR5X, e por isso mesmo, consome bastante menos energia.
Este novo tipo de memória RAM fica pelos 0.98V, o que parece um número pouco apelativo face aos 1.05V da memória LPDDR5X. Mas é algo que pode facto fazer alguma diferença no mundo mobile, onde a autonomia é obviamente importante para muitos utilizadores.
De forma muito resumida, isto significa que esta nova memória é 8% mais eficiente face ao que podemos encontrar na grande maioria dos smartphones de topo do mercado. Isto sem perder performance.
Porém, apesar de um aparente interesse da Apple, parece que o foco está em aparelhos IoT e com capacidades IA. Não sendo claro se irá existir uma aposta generalizada no lado dos smartphones.
Temos de ficar atentos para o lançamento comercial, que deverá acontecer no segundo semestre de 2025.