A Xiaomi é uma fabricante incrível, que cresceu a pulso, e que na realidade continua a mostrar evoluções palpáveis em todas as suas gerações de produtos. Mas, é uma fabricante que tenho de criticar num campo que pode ser de facto muito importante. Os Timings!
Não é em tudo, porque os Redmi Note 14 apareceram na altura perfeita para ter um impacto absurdo no mercado.
Porém, na gama mais alta, a Xiaomi continua a apostar em lançamentos faseados, o que a mete quase sempre em contra-pé. Isto é especialmente verdade na Europa e na atual geração de aparelhos que começou a aparecer nas prateleiras no final de 2024.
Xiaomi: Lançar smartphones de topo agora é um erro?
Como deve saber, a Xiaomi está neste momento a preparar um grandioso de smartphones topo de gama na MWC 2025 em Barcelona (Espanha). Porém, o que se calhar não sabe, é que pelo menos um dos smartphones chave deste lançamento já foi disponibilizado no território Chinês há vários meses.
- Nota: Estamos a falar do Xiaomi 15, que desta vez deve ser acompanhado pelo mais premium e poderososo Xiaomi 15 Ultra em vez do Xiaomi 15 Pro que também foi lançado na China no final de 2024.
Isto pode parecer pouco grave, mas além do facto de não ser de todo positivo lançar o mesmo aparelho 2x por ano, porque hoje em dia as notícias correm o mundo e todos os entusiastas já conhecem muito bem o Xiaomi 15. A realidade é que em 2025, de todas as grandes fabricantes de smartphones do mundo mobile, a Xiaomi é a única que ainda não tem uma oferta topo de gama no mercado.
Ser a última a chega não é, nem nunca pode ser, algo de positivo.
Quer queiram, quer não queiram, isto vai ter um impacto nas vendas. Talvez mais importante que isso, também na forma como os consumidores olham para a Xiaomi.
A Xiaomi quer ser uma marca global. Quer ser uma fabricante dura de roer, capaz de encostar a Samsung e Apple à parede. Mas isto só vai acontecer se esta for capaz de explorar os pontos negativos destas. Tem de ter vontade de inovar, e de chegar antes de todas as outras.
O Xiaomi 15 Ultra vai ser incrível.
Segundo todos os leaks que temos visto, pode até vir a ser o melhor smartphone Android do mercado para a atual geração. Mas, num mercado em que já existe iPhone 16 Pro Max, Galaxy S25 Ultra, Oppo Find X8 Pro e Honor Magic 7 Pro, quem queria um topo de gama nova geração, já teve oportunidade para comprar uma alternativa à Xiaomi.
É preciso fazer melhor! O potencial está lá! “Parar é morrer”.