Durante esta manhã, já comentámos os primeiros “leaks” relativos ao Galaxy Z Fold 7, o próximo topo de gama dobrável da gigante Sul-Coreana Samsung. Um smartphone que, infelizmente, parece voltar a insistir na mesma teclado de trazer tudo igual. Isto ao mesmo preço, ou quem sabe, a um preço ligeiramente superior face à geração passada.
- Nota: Caso não se lembre, apesar de ser muito parecido à geração passada, o Galaxy Z Fold 6 trouxe um encarecimento muito perto dos 100€.
Algo que é tão curioso como é também desapontante. Visto que a Samsung anda a passar um mau bocado junto dos entusiastas do mundo mobile, porque anda a lançar o mesmo produto todos os santos anos.
Mas, também vou ser muito honesto. Eu não me importava nada de ver o mesmo design de sempre, e também a mesma performance que caracteriza a Samsung no mercado, se os preços fossem significativamente mais aliciantes.
Os dobráveis estão parados no tempo, e estão absurdamente caros. Se isto não mudar, a coisa vai correr mal.
Smartphones Dobráveis: Só quero uma inovação… A do preço!
Portanto, o smartphone dobrável, especialmente os que se baseiam no design “Fold” (que se assemelha a um livro), são aquele tipo de aparelho tecnológico que impressiona, que é giro de ter na mão, mas que acaba por não se vender de forma massificada porque continua a ser um dispositivo que não dá tanta segurança como um smartphone tradicional. Isto nunca esquecendo, claro, que por vezes pode custar até o dobro do preço, apesar de oferecer os mesmos exatos níveis de performance.
O que nos leva a uma das maiores promessas das grandes fabricantes de smartphones à face da terra, onde temos de salientar a Samsung.
Em 2019, quando os smartphones dobráveis começaram a ser uma “cena”, tivemos as fabricantes a afirmar que os custos de produção e desenvolvimento iam baixar de forma muito significativa ao longo dos próximos 5~6 anos.
Pois bem, a Samsung já vai entrar na sétima geração de smartphones dobráveis, e como deve imaginar, o preço vai ser o mesmo de 2024, ou vai ser um pouco mais alto devido ao encarecimento de alguns componentes.
Este tem sido a tendência. A produção está mais fácil, o design é sempre o mesmo, mas o preço só tem um sentido… Que é para cima!
Comprar um smartphone dobrável a 2000€ ou mais? Isso nunca vai ser uma solução.
Isto é para esquecer. Especialmente quando ainda não existem casos de uso de facto transformativos, capazes de empurrar os consumidores a gastar este tipo de dinheiro.
A única solução para este tipo de aparelho é os preços baixarem!
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.