As SMS estão a passar de moda. Aliás, hoje em dia, mesmo com as mensagens RCS, servem principalmente para recebermos códigos de autenticação e pouco mais. Por exemplo, o Gmail ainda utiliza este método para algumas coisas. No entanto, saiba que esta plataforma quer eliminar os códigos SMS da autenticação de dois fatores e como tal quem tem o Gmail terá de utilizar um método diferente.
Utiliza o Gmail? Prepare-se para dizer adeus aos códigos SMS!
A Forbes avançou com esta informação e cita o porta-voz do Gmail, Ross Richendrfer, sugerindo que a Google pretende afastar-se das mensagens SMS para autenticação.
“Tal como queremos ultrapassar as palavras-passe com a utilização de coisas como as passkeys, queremos deixar de enviar mensagens SMS para autenticação.”
A Google espera abandonar os códigos SMS e substituí-los por códigos QR brevemente.
As razões para isto
Os códigos SMS parecem práticos, mas trazem muitos desafios. Podem ser objeto de phishing e as pessoas podem não ter acesso ao dispositivo para o qual os códigos estão a ser enviados. Além disso, dependem das práticas de segurança do seu operador, pelo que, se alguém se apoderar do seu número de telefone, os SMS deixam de ter qualquer valor de segurança.
A Google afirma que irá reimaginar a forma como verifica os números de telefone nos próximos meses. Em vez de introduzir o seu número de telefone e receber um código de seis dígitos, os utilizadores verão um código QR que terão de digitalizar com a aplicação da câmara. Aparentemente, esta transição reduz o risco de phishing dos utilizadores do Gmail serem enganados para partilharem os seus códigos de segurança com os utilizares mal intencionados. Isto porque não há código para partilhar.
As informações reveladas não contêm mais pormenores sobre as especificidades exactas da autenticação por código QR. Nem se sabe quando é que a Google começará a eliminar gradualmente a autenticação por SMS. Apenas que o fará eventualmente.