Estas novas RTX 50 da NVIDIA não estão a ter o lançamento que a empresa poderia esperar. Além de preços absurdos, quase sempre inflacionados quando as placas chegam às prateleiras das lojas, de quantidades limitadas para manter os preços altos, etc… As mais recentes placas gráficas da NVIDIA estão a chegar às mãos dos utilizadores com especificações técnicas diferentes face ao que foi anunciado.
RTX 50: Vender gato por lebre, e a preços absurdos. Cuidado!
Portanto, como é óbvio, isto não acontece em todas as placas gráficas. A NVIDIA é uma empresa com muitos e bons anos disto, e como tal, existe muita atenção ao detalhe, e cuidado com as linhas de produção. Porém, a própria empresa já confirmou que entre 0.5% e 1% de todas as placas produzidas até aqui podem chegar aos computadores dos consumidores com menos ROPs do que aqueles que foram anunciados e são especificados na caixa do produto.
Como deve imaginar, ter menos ROPs (render output unit) vai afetar a performance da placa gráfica no dia-a-dia. Até pode ser uma diferença irrisória… Mas é uma diferença, e como tal, não pode existir.
Isto já aconteceu com as RTX 5090, e está agora a acontecer com as RTX 5070 Ti. Por exemplo, as RTX 5070 Ti deveriam aparecer no mercado com 96 ROPs, mas alguns exemplares estão a aparecer com apenas 88. É uma redução muito próxima dos 10% (8.4%), que obviamente significa mudanças pesadas na performance da placa gráfica, especialmente em títulos mais pesados. Aliás, é uma diferença que logo à partida significa que esta placa lhe vai durar menos tempo nas mãos, porque daqui a 2 ou 3 anos, aqueles ROPs a menos poderiam fazer a diferença entre jogar um jogo no máximo ou não.
Isto é grave!
A RTX 5070 Ti tem um preço de lançamento alto, mas chegou às prateleiras acima daquilo que a NVIDIA anunciou. Por exemplo, em Portugal, é muito difícil meter as mãos em uma unidade abaixo dos 1000€, porque pura e simplesmente não existe stock. Mas… Existem placas até 2000€
Por isso, mesmo que a NVIDIA anuncie uma quebra de performance média à volta dos 4%. Isto não chega. As placas têm de ser trocadas, e tem de existir um pedido de desculpas.