Se precisa de trocar os eletrodomésticos que tem em casa por outros que gastem menos então vale a pena aproveitar o programa E-Lar. Este programa foi criado para ajudar os portugueses mais vulneráveis e permite trocar os equipamentos obsoletos por versões elétricas e que são mais eficientes. O objectivo é reduzir a pobreza energética e aumentar o conforto das habitações em Portugal.
Quem tem acesso ao programa E-Lar?
Se beneficia da tarifa social de eletricidade e gás ou ainda outra prestação social então é provavelmente elegível. Neste momento ainda não se sabe se este apoio chega às famílias tocadas pela deficiência.
Que tipo de equipamentos estão incluídos no E-Lar?
Este programa abrange sobretudo pequenos electrodomésticos tais como chaleiras, placas de fogão e sistemas de aquecimento. No meio de tudo isto o aquecimento será muito importante. Ainda assim outros eletrodomésticos também estão incluídos na possibilidade de troca, como os frigoríficos. Aliás isto foi algo confirmado ao Jornal Público.
Entretanto também está abrangida a substituição de aparelhos a gás por versões elétricas.
É preciso comprar equipamentos de uma marca específica?
Não. A pessoa pode escolher a marca que quiser. Isto desde que ele seja energeticamente eficiente. Ou seja, caso opte por entrar neste programa terá de ter sempre atenção a esta questão.
Entretanto se por algum motivo o valor que lhe for atribuído não chegar para a marca de eletrodoméstico que pretende comprar pode utilizar o valor e juntar, por sua conta, o que falta. Assim garante que compra o que quer.
Este programa vai ser lançado em breve e todas as condições serão tornadas públicas em breve. Seja como for é algo que deve ter em conta se está a precisar de trocar os seus eletrodomésticos e necessita realmente de apoio.
Os equipamentos que mais contribuem para o gasto de energia
Máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar louça e máquinas de secar roupa
Estes electrodomésticos são responsáveis por 14% das contas de energia, devido à quantidade considerável de água e ar que é necessário aquecer para que funcionem eficazmente.
Para “poupar dinheiro”, opte por uma lavagem a frio ou a utilizarem a regulação ecológica. Recomenda-se também que seque a sua roupa no exterior ou no interior, se possível, em vez de utilizar a máquina de secar roupa.
Para além disso certifique-se de que só utiliza estes aparelhos quando estão cheios, pois assim poupa dinheiro nas suas contas, uma vez que terá de os utilizar com menos frequência.
Frigoríficos e congeladores
Representando aproximadamente a mesma percentagem da fatura energética que as máquinas de lavar roupa, a máquina de lavar louça e a máquina de secar roupa, estes aparelhos custam muito porque têm de estar sempre ligados.
Certifique-se que os seus aparelhos estão regulados para a temperatura correta, para que não estejam demasiado frios nem demasiado quentes, o que pode estar a consumir energia em excesso. Também se recomenda que invista em frigoríficos e congeladores de boa qualidade e com uma classificação de eficiência energética elevada.
Fornos, jarros de água, micro-ondas e fritadeiras
Sabe-se que os aparelhos de cozinha são responsáveis por cerca de cinco por cento das facturas de energia. No entanto, este valor pode aumentar consoante a eficiência do aparelho, a quantidade de alimentos que cozinha e o número de aparelhos que possui.
As fritadeiras e outros aparelhos de cozinha modernos são os que consomem menos energia. Para poupar dinheiro utilizando estes aparelhos, recomenda-se que se certifique de que estão todos corretamente posicionados na sua cozinha.
Sugere-se também que opte por aparelhos energeticamente eficientes desde o início. Quando se trata de utilizar jarros elétricos é crucial que ferva apenas a quantidade de água que vai utilizar. Da mesma forma, deve utilizar apenas as placas de fogão adequadas à panela específica com que está a ferver/cozinhar.
Está a pensar utilizar o programa E-Lar? Conte-nos tudo nos comentários.