Os utilizadores do Android Auto estão a enfrentar um problema muito complicado, para não dizer grave, especialmente para quem não se pode atrasar. Os seus smartphones estão a reiniciar quando tentam ligar-se sem fios a sistemas de automóveis que utilizam a plataforma. Este problema parece ter surgido após o lançamento das versões 13.4 e 13.5 do Android Auto, que provocaram um aumento das queixas dos utilizadores.
Um problema muito grave no Android Auto
Vários relatos no Reddit indicam que, quando os telemóveis são ligados sem fios ao Android Auto, reiniciam-se frequentemente de forma inesperada.
Entretanto um utilizador do Reddit descreveu a sua experiência, dizendo: “Assim que o Android Auto se liga e tento interagir com o ecrã, o meu OnePlus 12 reinicia”.
Muitos outros referiram problemas semelhantes com o facto de os seus dispositivos reiniciarem ou não funcionarem quando ligados ao Android Auto sem fios.
Para além do problema de reinicialização, alguns utilizadores também referem que a sua ligação sem fios está completamente interrompida. O 9to5Google encontrou estas queixas nos fóruns de apoio da Google.
Um proprietário de um Samsung Galaxy S22 Ultra escreveu: “Após a atualização de 27 de janeiro de 2025, o Android Auto sem fios deixou de funcionar para mim. As ligações com fios estão bem, mas vi outros utilizadores a relatar o mesmo problema.”
Outros utilizadores nos fóruns confirmaram o problema, afirmando que tinham de reiniciar os seus telemóveis sempre que queriam voltar a ligar o Android Auto sem fios. “Tenho de reiniciar o meu telefone para voltar a ligar o Android Auto sempre que desligo o carro ou desligo o telefone”, escreveu um utilizador.
O que pode fazer?
Embora a Google ainda não tenha reconhecido publicamente o problema, uma possível correção pode passar pela atualização para a versão mais recente do Android Auto, 13.7, que foi recentemente lançada. Assim se continuar a ter problemas, verifique se existe uma atualização disponível na Google Play Store. Em particular, a maioria das queixas parece provir de utilizadores que utilizam a versão 13.5.