O desenvolvimento da inteligência artificial acaba por estar de algum modo ligado à robótica. É pelo menos o que nos dizem os filmes e isso parece estar a um passo de se tornar realidade. Em breve pode ter um robô da Google a andar pela sua casa. É exatamente por esse motivo que a gigante dos motores de busca está agora a tentar obter uma patente para um novo robô assistente doméstico avançado. Isto será a entrada no mercado de robôs assistentes domésticos que se podem mover automaticamente sem a sua interferência.
Em breve pode ter um robô da Google a andar pela sua casa!
O Instituto de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) publicou recentemente um documento de 27 páginas que detalha o plano da Google. Nas suas próprias palavras, o potencial novo robô da Google pode ajudá-lo a comunicar com outras pessoas, deslocar-se para locais específicos dentro de uma divisão e depois ajustar a sua localização e comportamento com base nas suas preferências e na tarefa em mãos, e muito mais.
Por exemplo, tal como a Google descreve, se perguntar ao seu robô se o seu filho está pronto para ir para a escola, o robô pode ir até ao local onde se encontra a criança, perguntar-lhe e depois transmitir-lhe a resposta. Pode também lembrá-lo de limpar o seu quarto ou perguntar ao seu filho se já limpou o dele.
A Google afirma que os assistentes automáticos têm muitas vezes dificuldades com a navegação autónoma. Assim não conseguem ajudar em tarefas que impliquem deslocações para locais diferentes. Foi daí que surgiu a ideia da patente deste robô.
“Como os dispositivos informáticos facilitam as interações entre os assistentes automáticos e os utilizadores, a maioria dos dispositivos informáticos não consegue navegar autonomamente para vários destinos sem ser controlada manualmente por um utilizador”, afirma o gigante da tecnologia.
Entretanto a Google, que faz parte da Big Tech, é um dos principais intervenientes no mercado dos assistentes domésticos. Com tudo isto pode ir ainda mais longe.