A Google Play Store levou a cabo uma grande operação de limpeza ao longo de 2024, reforçando as suas regras rigorosas para aplicações e programadores. Como resultado isto um total de 1 milhão de aplicações foram removidas da Play Store. Neste processo, alguns programadores independentes foram banidos para sempre pelo mais pequeno erro, enquanto algumas grandes empresas não foram sujeitas às mesmas sanções.
Muitas aplicações foram banidas injustamente da Play Store!
Como refere o site XiaomiTime, recentemente, o MIUI Downloader, a Gcam Community e as aplicações populares listadas abaixo estiveram entre as aplicações mais notáveis removidas da Play Store:
- Charge Watt Meter
- Downloader for Gcam
- OneUI Enhancer
- Permission Manager App
- Tofy: Calm and Relax
- Low Battery Alarm: Advanced
- ForceStop: Kill Running Apps
- Digital Wallet Pass App
- Control Center 7: Like OneUI 7
- Game Booster FPS Drop Fixer
- Audio Forge
- VPN Super Cat: Unlimited VPN
Estas aplicações tinham atingido milhões de downloads e apelavam a uma grande base de utilizadores. No entanto, a Google removeu estas aplicações da loja sem qualquer explicação clara. As equipas de programadores argumentam que têm mais de 20 milhões de downloads no total e que a decisão foi tomada injustamente.
Tempos difíceis para os programadores independentes
As políticas rigorosas da Google estão a criar problemas na confiança dos programadores independentes na Play Store. Enquanto os programadores de pequena escala enfrentam o encerramento total das suas contas quando cometem o mais pequeno erro, o facto de as grandes empresas não estarem sujeitas às mesmas sanções cria uma grande injustiça na indústria.
De acordo com os especialistas, estas sanções severas podem também afetar o futuro da Google Play Store. Os programadores podem começar a recorrer a lojas de aplicações alternativas e afastar-se do ecossistema da Google.
Por exemplo, se escrever informações incorrectas na descrição da Play Store, não terá oportunidade de as corrigir e desaparece como programador para sempre. Os programadores exigem um processo justo e transparente. Em particular, a falta de uma explicação clara sobre o motivo pelo qual determinadas aplicações estão a ser removidas criou um enorme debate na comunidade tecnológica. Resta saber se a Google vai anunciar uma nova política nos próximos dias. Assim os programadores independentes querem que a Play Store adopte uma abordagem de gestão mais justa e transparente. Isto para não acontecer este problemas das aplicações serem banidas da Play Store.