Samsung: O que está a acontecer na ótica dos fãs?

Tenho um amigo de longa data (estamos velhos Burgal!) que sempre foi muito fã da Samsung, e que de vez em quando lá me pede a minha opinião para saber que smartphone, tablet ou relógio deve comprar. Estamos a falar de um consumidor que foi de livre vontade a uma loja comprar um Galaxy S5, aquele smartphone que era incrível no aspeto técnico, mas que tinha um design que só uma mãe muito amorosa conseguiria amar.

É também um consumidor que tem um Galaxy S22 Ultra, e já vai no segundo Galaxy Watch, porque me pediu a minha opinião e eu lhe disse que apesar de alguns problemas com o SoC Exynos daquela altura, ia ter smartphone para vários anos.

Este fã assumido do ecossistema Samsung perguntou-me hoje o que se passa com a Samsung, ao mesmo tempo que olha para alternativas fora do ecossistema Galaxy. Pois… Ninguém sabe.

Samsung: O que está a acontecer na ótica dos fãs?

galaxy s26 vai trazer uma grande mudança nas selfies

Portanto, este meu amigo vive agora no Luxemburgo, e afirma que historicamente, toda a publicidade que aparece na região sempre esteve à volta do iPhone ou dos mais recentes Samsung Galaxy.

O que é mais ou menos normal, não fossem estas as duas grandes entidades do mundo mobile.

Mas, comparativamente aos últimos ~5 anos, o Tiago afirma que a publicidade do lado da Samsung aumentou de forma quase absurda. Algo curioso, porque quase sempre significa que a fabricante está apostar no lado da publicidade, porque não tem nada de novo para mostrar. Uma estratégia muito Apple.

Porém, ao contrário da Apple, mesmo com este acréscimo no lado do marketing, o mercado do lado Samsung sente-se confuso. Porquê tanto smartphone, especialmente na gama mais alta, quando a Samsung sempre foi tão boa com os Galaxy S e Galaxy Note?

Aliás, para ir à mais recente novidade… Este Galaxy Edge é o quê? Serve para quê? É como se fosse um FE? É algo completamente diferente? Agora são 4 smartphones de topo em vez de apenas 3? Qual é o objetivo? O Galaxy S25 Ultra é igual ao S24 Ultra? Com menos funcionalidades? A aposta está toda na IA? Porquê?

Muitas questões ainda sem resposta, e que estão a deixar a Samsung em maus lençóis.

Feliz ou infelizmente, é uma confusão que acaba por afastar os consumidores, e que pode de facto dar mais força a outras fabricantes do lado Android.

Aliás, pode até vir a dar mais força à Apple, que está prestes a trazer alguma luta para a gama média do mundo mobile, que historicamente sempre este muito do lado Android, mais concretamente do lado da Samsung.

Mas, antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Como está a olhar para a Samsung em 2025? Acha que a aposta nos influenciadores e publicidade está mais alta? A gama está mais confusa? Há poucas diferenças? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também