Se possui um veículo de combustão interna, é quase certo que utiliza gasolina em vez de gasóleo. Mas isso não significa que o gasóleo não seja amplamente utilizado. Aliás ainda há várias pessoas a utilizá-lo. Isto até porque é mais eficiente e alimenta uma variedade de veículos de transporte, incluindo camiões, comboios e navios. No entanto apesar da eficiência, a verdade é que os fumos do gasóleo são mais perigosos do que a gasolina. Sabe porquê?
Logo à partida a combustão do gasóleo liberta aproximadamente mais 13% de CO2 do que a gasolina. Para além disso são altamente tóxicos e representam um sério risco para a saúde.
Os fumos de gasóleo são uma mistura de gases, vapores, aerossóis e partículas. Nem todos os fumos de gasóleo são iguais, uma vez que a sua composição depende do tipo de motor, combustível, óleo e outros factores.
O que faz a exposição a estes fumos?
Entretanto a exposição a curto prazo aos vapores de gasóleo pode provocar náuseas, dores de cabeça, aumento da pressão arterial (que pode medir com alguns relógios Galaxy), irritação da pele (em caso de contacto direto com o gasóleo) e falta de coordenação. Pode também afetar a cognição. A exposição prolongada aos vapores de gasóleo tem-se associado ao cancro do pulmão. Alguns estudos sugerem que a exposição prolongada a fumos de gasóleo pode também causar cancro da bexiga, e a investigação descobriu que os gases de escape do gasóleo podem causar alterações no ADN dos seres humanos.
Mantenha-se seguro em relação aos fumos de gasóleo
É por tudo isto que as pessoas expostas a fumos de gasóleo no trabalho devem usar máscaras de respiração e minimizar o tempo passado perto de motores ao ralenti. Limitar a exposição a fumos de gasóleo no seu ambiente pode ser um desafio, mas existem precauções que pode tomar, como manter-se afastado de grandes fontes de escape de gasóleo, como camiões e autocarros.
Agora já sabe porque os fumos do gasóleo são mais perigosos.