Como deve saber, e como quase sempre acontece, Grand Theft Auto 6 não vai ser lançado para o PC na altura do seu lançamento oficial. O que é normal para a Rockstar Games, mas não é normal na cabeça de qualquer jogador que saiba como o mercado funciona.
Estratégia? Ou é algo que não faz sentido em 2025?
GTA 6 a fugir do PC. Estratégia ou burrice?
Portanto, segundo recentes estudos de mercado, o facto de GTA 6 não chegar ao PC na altura do seu lançamento, pode significar uma perda significativa no volume de vendas. Há quem aponte para 40%, que é o volume de vendas que o PC costuma trazer para qualquer jogo nestes tempos mais modernos. Mas, a realidade é que o jogo vai eventualmente chegar ao PC, tal e qual como chegaram todos os outros jogos da saga.
O problema é que as consolas de “nova geração” não venderam, e continuam a não vender como as suas anteriores gerações.
Aliás, é exatamente por isso que os exclusivos são cada vez mais raros. Os estúdios precisam de rentabilidade, e como tal, limitar o volume de negócio nunca é uma grande ideia. De facto, é exatamente por isso que a Microsoft está a disponibilizar os seus jogos para a PS5, e a Sony está a disponibilizar os seus exclusivos para o PC.
Mas, a realidade é que GTA vai servir para melhorar as coisas para o lado das consolas. É um jogo que como só existe para as consolas de nova geração, vai obrigar muito boa gente a comprar uma PS5, PS5 Pro, Xbox Series S ou Xbox Series X. Algo que é obviamente do agrado da Sony e Microsoft.
PC e talvez Nintendo Switch 2!
Curiosamente, além do PC, alguns rumores também apontam para uma adaptação do jogo à nova Nintendo Switch 2, uma consola da gigante Japonesa que finalmente abre os seus braços a tudo o que é jogo, em vez de se focar apenas nos Zeldas e Marios desta vida.
Quando é que vamos ver versões PC e Nintendo Switch 2? Diria PC em 2026 e Switch 2 em 2026. Mas, isto é apenas a minha opinião.