Sabe porque é que o seu carro está a gastar mais combustível?

Está a dar por si a parar na bomba de gasolina com mais frequência do que o habitual? Mesmo que tenha investido num dos carros mais eficientes em termos de combustível alguma vez fabricados, um aumento no consumo de combustível pode ser frustrante e dispendioso. Mas sabe porque é que o seu carro está a gastar mais combustível?

O maior consumo de combustível resulta muitas vezes de factores que muitos condutores ignoram. Assim manter uma eficiência de combustível ideal torna-se mais difícil. No entanto, não se deve apenas ao desgaste.

Embora seja tentador culpar a idade do seu automóvel pela diminuição da eficiência do combustível, a realidade é que negligenciar a manutenção regular desempenha um papel importante.

O que faz o seu carro gastar mais combustível

Os hábitos de condução afectam o consumo de combustível

Os seus hábitos de condução podem danificar o seu carro e afetar a eficiência do combustível. A aceleração rápida e a travagem brusca são duras para o seu motor, transmissão, suspensão e carteira. Conduzir de forma agressiva pode reduzir o consumo de combustível até 30% em auto-estradas e até 40% em trânsito intenso. Entretanto o ralenti prolongado também prejudica a eficiência do combustível, uma vez que o carro continua a queimar combustível quando está parado.

cheiros no carro, esta é a forma correta de segurar o volante do seu carro!Existem algumas formas de gastar menos combustível durante a condução, incluindo a redução do peso e a consolidação de viagens. Uma tática importante é acelerar e travar o mais suavemente possível, o que tem o bónus adicional de fazer com que o seu carro dure mais tempo. Manter uma velocidade constante na autoestrada também pode fazer uma diferença notável ao longo do tempo e ajudar a maximizar a vida útil do motor.

A pressão dos pneus e o alinhamento das rodas

A pressão dos pneus é um fator importante na eficiência de combustível de um automóvel, sendo que 20 a 30% do consumo de combustível está relacionado com os pneus. O simples facto de conduzir com pneus com pressão insuficiente pode causar uma redução de até 10% na economia de combustível. Isto deve-se à maior resistência ao rolamento que os pneus com pressão insuficiente criam, o que, por sua vez, obriga o seu motor a trabalhar mais para manter o veículo em movimento.

O alinhamento é outro fator frequentemente ignorado que pode afetar significativamente o consumo de combustível. As rodas que não estão corretamente alinhadas aumentam a resistência ao rolamento à medida que o seu veículo se esforça por manter uma trajetória reta. Se o seu volante parecer descentrado ou se o seu carro se desviar para um lado, as suas rodas podem estar desalinhadas.

Sensores com defeito

Enquanto os carros mais antigos dependiam de carburadores para misturar o combustível com o ar, quase todos os veículos modernos utilizam alguma forma de injeção eletrónica de combustível. Estes sistemas utilizam computadores e sensores para regular a mistura de combustível/ar. Um dos sensores mais importantes é o sensor de oxigénio (O2), que monitoriza os gases de escape. Determina se a mistura ar/combustível é demasiado rica ou demasiado pobre e envia informações em tempo real para o computador do automóvel, que ajusta o fornecimento de combustível para manter a eficiência. Quando o sensor de O2 fica danificado ou obstruído, o computador é desativado e pode fazer com que o seu motor queime quantidades excessivas de combustível. Um sensor O2 avariado deve acionar uma luz de verificação do motor.

motores barulho

Entretanto o sensor de fluxo de massa de ar(MAF) é outro componente que ajuda a otimizar a relação combustível/ar do seu motor. Está posicionado entre o coletor de admissão do motor e o filtro de ar, e mede o volume de ar que entra no motor. Tal como o sensor de O2, o MAF comunica com o computador de bordo do automóvel para regular a injeção de combustível. As avarias no MAF também podem levar a cálculos incorrectos e a uma diminuição do consumo de combustível ou a um desempenho irregular do motor.

Os injectores ou filtros de combustível sujos ou danificados são um problema

Os injectores de combustível pulverizam combustível para os cilindros do motor. Quando os injectores ficam obstruídos ou sujos, o seu padrão de pulverização pode tornar-se inconsistente. Além disso, os injectores de combustível danificados podem apresentar fugas, o que pode desperdiçar gás e perturbar ainda mais a mistura ar-combustível. Em alguns casos, a limpeza dos seus injectores de combustível pode resolver o problema. Mas se o mau funcionamento for causado por danos, poderá ter de substituir o injetor para restaurar a eficiência do combustível.

Por outro lado o filtro de combustível é a primeira linha de defesa do seu motor contra os contaminantes. Um filtro de combustível entupido obstrui o fluxo de combustível e pode afetar negativamente os consumos.

Pode estar a utilizar o óleo de motor errado

O óleo mantém o seu motor a funcionar de forma eficiente, reduzindo a fricção entre as peças móveis, o que evita o desgaste. O óleo do motor é classificado de acordo com a sua composição e viscosidade, ou seja, a facilidade com que flui. Negligenciar as mudanças regulares de óleo pode obrigar o motor a trabalhar mais, comprometendo o desempenho do seu veículo e afectando a economia de combustível.

colocar o óleo errado no carro, mudança de óleo, óleo do motor fraco, níveis de liquido do automóvel
pouring changing car engine oil

Um filtro de ar sujo aumenta o consumo de combustível

O seu motor depende de uma entrada constante de ar para funcionar eficientemente. Este ar mistura-se com o combustível durante a combustão para produzir a energia necessária para acionar o seu veículo. Quando o filtro de ar do motor fica sujo ou obstruído, restringe o fluxo de ar. Isto deixa o motor incapaz de respirar corretamente, forçando-o a trabalhar mais e a consumir mais combustível para funcionar corretamente.

Assim estas são as principais razões para o seu carro estar a gastar mais combustível.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também