A Samsung é normalmente um dos primeiros grandes fabricantes Android a atualizar os seus dispositivos com o último patch de segurança mensal. A empresa está a manter essa tendência, mas esta notícia pode não deixar os proprietários do Galaxy S24 felizes. A Samsung começou a lançar a nova atualização de fevereiro de 2025 para o Galaxy S24. Infelizmente, a versão ainda é baseada no One UI 6.1.1 e no Android 14, não no One UI 7.
O que temos na nova atualização para o Galaxy S24
O patch de segurança de 455MB de fevereiro de 2025 para o Galaxy S24 já está disponível para transferência na Coreia do Sul, o mercado doméstico da Samsung. A sua disponibilidade deverá expandir-se para outras regiões nos próximos dias. Pode verificar e transferir a atualização se estiver disponível no seu país em Definições > Atualização de software > Transferir e instalar no seu S24.
Dada a sua dimensão, é pouco provável que o firmware YA1 do S24 inclua quaisquer novas funcionalidades ou correcções de erros significativas. Em vez disso, concentra-se apenas em corrigir as falhas de segurança comunicadas. A Samsung publicou o seu boletim de segurança de fevereiro de 2025, destacando as vulnerabilidades corrigidas. Isto inclui três problemas de gravidade “Alta” que apenas afectam os smartphones Galaxy.
É provável que a Samsung esteja a reservar grandes mudanças para a tão esperada atualização do One UI 7.
O One UI 7 ainda vai demorar a chegar…
Muitos utilizadores esperavam que a nova versão chegasse hoje, na próxima semana ou sinceramente o mais rapidamente possível. No entanto, parece que isso não vai acontecer, nem agora nem tão cedo.
O conhecido informador Ice Universe (@universeice) que tem um grande histórico de acertar e saber tudo quando se trata de assuntos Samsung revelou que a Samsung vai lançar a quarta atualização beta do One UI 7.0 em breve. E isto tudo acontece porque aparentemente, houve um problema com a calibração da cor do ecrã na série Galaxy S24 com a terceira atualização beta do One UI 7.0.
O problema fazia com que o ecrã parecesse mais amarelo do que as cores ideais. A Samsung resolveu o problema da calibragem da cor e a correção está a chegar com a quarta atualização beta do One UI 7.0.
Normalmente, há um intervalo de pelo menos uma semana ou duas entre a última versão beta e a atualização estável. Assim, se a Samsung lançar a quarta atualização beta do One UI 7.0 para a série Galaxy S24 ainda esta semana, os utilizadores poderão ter de esperar mais algum tempo para deitarem as mãos à atualização estável do One UI 7.0. Isto se tudo correr bem.
Assim, parece que a atualização estável do One UI 7.0 não chegará tão cedo à série Galaxy S24.
Mas para além disto há outra má notícia que envolve todos os equipamentos que vão receber a nova versão
Embora a Google tenha sido o parceiro da Samsung no desenvolvimento e lançamento do S25, com o Gemini agora tão proeminente quanto o Galaxy AI no telefone, nem tudo foi perfeito. A atualização de segurança do Android deste mês inclui uma falha grave que pode e está a ser explorada por criminosos. No entanto a correção está atualmente ausente da sua atualização de segurança de fevereiro.
A Google avisa os utilizadores do Android que a vulnerabilidade CVE-2024-53104 “pode estar em exploração de forma limitada e direcionada”. Esta vulnerabilidade afecta o kernel Linux do Android, que não trata corretamente os frames de vídeo, podendo provocar instabilidade na memória. Atualmente, está a explorar-se em ataques direcionados, mas a história sugere que pode expandir-se à medida que os utilizadores aguardam a correção.
Há outra correção de segurança crítica na atualização do Android e esta também está em falta.
A CVE-2024-45569 é uma correção da Qualcomm e, portanto, só se aplica a dispositivos com seus chipsets relevantes. A Samsung tende a incluir essas correções de componentes de terceiros um mês depois do Google e, portanto, esta provavelmente só se resolve em março.
Uma grande má notícia
A má notícia para os novos compradores do Galaxy S25 é que a atual atualização de firmware inclui apenas a atualização de segurança de dezembro. É provável que isso se resolva rapidamente mas ainda não aconteceu. E irá realçar o processo de atualização irregular que continua a frustrar os utilizadores.
A atualização de fevereiro chegou aos Pixel e, embora possa demorar uma semana a chegar a toda a base de utilizadores, normalmente é mais rápida. Também é bastante previsível. A situação é muito diferente no lado da Samsung.
A Samsung posicionou o One UI 7 como uma importante atualização de segurança e privacidade, e o seu dispositivo fica melhor quando for atualizado. No entanto é pena vir logo com esta falha grave.