Instalou o DeepSeek no iPhone? Temos más notícias para si!

A aplicação chinesa de IA generativa DeepSeek começou a subir sem parar na App Store poucos dias após o seu lançamento em janeiro. Semelhante ao ChatGPT da OpenAI, fornece vários serviços por uma fração do custo. No entanto há uma descoberta que vai incomodar quem instalou o DeepSeek no iPhone. É que a aplicação DeepSeek no iOS está a transmitir dados sensíveis dos utilizadores para a China.

Há um problema para quem instalou o DeepSeek no iPhone. Mas no Android é igual!

A empresa de segurança NowSecure, sediada em Chicago, afirma que a aplicação iOS da DeepSeek tem graves falhas de segurança e privacidade. A aplicação iOS da DeepSeek recolhe e transmite dados sensíveis dos utilizadores para a China sem qualquer encriptação. Além disso, a aplicação recolhe dados extensivos do dispositivo e envia-os para servidores pertencentes à China.

Além disso, a nova informação afirma que a DeepSeek AI não equipa ou não está disposta a fornecer proteção de segurança básica para os dados e a identidade do utilizador na sua aplicação iOS. A NowSecure também mencionou que, embora o DeepSeek use encriptação, trata-se de encriptação 3DES. Em 2016, os especialistas descontinuaram esse tipo de encriptação devido a preocupações com a segurança.

chatgpt está a tremer. existe rival superior, e adivinhe só... É grátis!

De acordo com as últimas informações, o DeepSeek para iOS também desativa o protocolo App Transport Security da Apple, que impõe a encriptação de dados. Para quem não sabe, a Apple implementou o ATS para garantir que os dados confidenciais dos utilizadores passem apenas por canais encriptados. Assim, a NowSecure descobriu que o DeepSeek desactivou a funcionalidade na sua aplicação iOS. Uma vez que o DeepSeek desactivou a proteção, envia dados não encriptados através da Internet para a China.

O relatório também menciona que, embora os dados sensíveis expostos possam parecer inofensivos, os atacantes podem manipulá-los para retirar o anonimato dos utilizadores da aplicação.

Na sua análise completa, a NowSecure descobriu que a aplicação iOS da DeepSeek não é segura de utilizar. Além disso, o relatório afirma que a versão Android é igual ou até um pouco pior. Assim a DeepSeek precisa de resolver uma série de falhas de segurança e privacidade nas suas aplicações se quiser continuar a operar nos EUA ou noutros países.

Se não o fizer, as autoridades poderão proibi-lo completamente nos EUA. Nomeadamente, o Texas e vários outros estados já proibiram a DeepSeek AI. Centenas de empresas em todo o mundo também proíbem a sua utilização.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também