O preço é cada vez mais importante dentro do mundo automóvel, isto é inegável. Infelizmente, os carros encareceram de forma quase absurda ao longo dos últimos anos, especialmente após a pandemia de COVID-19, e como se isso não fosse suficiente, a fiscalidade em Portugal também acaba por não ajudar, especialmente se optar por motores um pouco maiores (mesmo que estes sejam mais eficientes e por isso amigos do ambiente).
É no meio de tudo isto que aparece o Citroën C3 Aircross, um SUV moderno, com muito equipamento e espaço até 7 ocupantes, tudo isto por menos de 20 mil euros.
Primeiras Impressões: Citroën C3 Aircross
Sim, leu bem, o Citroën C3 Aircross vai aparecer em Portugal a começar nos 19.200€, sendo assim um concorrente ao super popular Dacia Duster, e claro, de certa forma, também ao Dacia Sandero Stepway. Dois dos automóveis que mais vendem em Portugal.
O que vale este Citroën C3 Aircross? Nós já o conduzimos.
A Leak.pt foi convidada a conduzir esta nova aposta, em primeira mão, em Barcelona (Espanha). Onde foi possível perceber se existem, ou não, cortes para chegar a este preço tão apelativo para um carro novo.
Qual é o segredo?
Hoje em dia, muito se fala de plataformas no mundo automóvel. O que é normal. Desenvolver um automóvel de raiz é caro, é mesmo muito caro, sendo exatamente por isso que vemos grandes conglemerados de marcas, que por sua vez partilham várias tecnologias entre si. É daqui que vem a tal “plataforma”. Neste caso temos a plataforma Smart Car da Stellantis, que já serve de base ao C3 mais pequeno, ao Opel Frontera, e também ao FIAT Grande Panda.
É uma plataforma muito versátil, porque permite meter no mercado várias versões do mesmo automóvel. É exatamente por isso que este Citroën C3 Aircross aparece a gasolina, híbrido, ou 100% elétrico.
- 1.2 Turbo 3 cilindros com 100cv e caixa manual
- 1.2 Puretech Híbrido com 136cv automático + motor elétrico com 28cv (bateria de 0.89kWh)
- 100% elétrico 113cv + 44kWh LFP (306km de autonomia).
Aliás, até permite enfiar 7 lugares dentro deste automóvel, graças ao facto de este Aircross ser 38 centímetros mais comprido do que o C3 normal.
Como é o interior?
Não é um interior premium, mas também está muito longe daquilo que poderia considerar um carro “barato”. É tudo muito simples, com uma boa mistura de “touch” com botões físicos. Temos tudo à mão e isso é que interessa. Temos de salientar o ecrã de 10.25” com suporte a Apple CarPlay e Android Auto, ambos sem fios.
Também temos um pequeno ecrã para o condutor com a informação essencial (porém, sem consumos ou autonomia esperada), bem como um HUD para o ajudar na prática da condução.
Os plásticos “rijos” estão um pouco por todo o lado, mas isso não significa que sejam maus. Fica a ideia de que este C3 promete durar uma vida.
Como estamos na parte da condução
Gostei muito da versão 100% elétrica. É de facto uma versão que nem se sente ser baseada em uma plataforma tão preocupada no preço.
Como é óbvio que não temos aqui um monstro da dinâmica, especialmente porque esta fabricante está sempre muito mais preocupada com o conforto do que com o resto. Algo que de facto se sente em todas as versões. Ainda assim, o chassis responde muito melhor a uma condução mais rigorosa comparativamente ao C3 mais pequeno. Uma das minhas maiores queixas quando tive a oportunidade de o conduzir há algumas semanas atrás.
É fácil perceber que as versões a combustão se sentem mais como carros focados na gama de entrada, mas ainda assim, são carros a sério, prontos para tudo ou pelo menos quase tudo.
Fiquei muito agradado com todas as versões que tive a oportunida de testar. Mas, volto a dizer, fiquei especialmente agradado com a versão 100% elétrica do Aircross.
Preços (a partir de):
1.2 Turbo | 19 290 € |
Hybrid 136 | 24 890 € |
Elétrico | 26 490 € |
Conclusão
Vai ser um caso sério de sucesso em Portugal. É tudo aquilo que o condutor casual quer, e por vezes com alguns extras interessantes.