Primeiras Impressões: Citroën C3 Aircross

O preço é cada vez mais importante dentro do mundo automóvel, isto é inegável. Infelizmente, os carros encareceram de forma quase absurda ao longo dos últimos anos, especialmente após a pandemia de COVID-19, e como se isso não fosse suficiente, a fiscalidade em Portugal também acaba por não ajudar, especialmente se optar por motores um pouco maiores (mesmo que estes sejam mais eficientes e por isso amigos do ambiente).

É no meio de tudo isto que aparece o Citroën C3 Aircross, um SUV moderno, com muito equipamento e espaço até 7 ocupantes, tudo isto por menos de 20 mil euros.

Primeiras Impressões: Citroën C3 Aircross

primeiras impressões: citroën c3 aircross

Sim, leu bem, o Citroën C3 Aircross vai aparecer em Portugal a começar nos 19.200€, sendo assim um concorrente ao super popular Dacia Duster, e claro, de certa forma, também ao Dacia Sandero Stepway. Dois dos automóveis que mais vendem em Portugal.

O que vale este Citroën C3 Aircross? Nós já o conduzimos.

A Leak.pt foi convidada a conduzir esta nova aposta, em primeira mão, em Barcelona (Espanha). Onde foi possível perceber se existem, ou não, cortes para chegar a este preço tão apelativo para um carro novo.

Qual é o segredo?

primeiras impressões: citroën c3 aircross

Hoje em dia, muito se fala de plataformas no mundo automóvel. O que é normal. Desenvolver um automóvel de raiz é caro, é mesmo muito caro, sendo exatamente por isso que vemos grandes conglemerados de marcas, que por sua vez partilham várias tecnologias entre si. É daqui que vem a tal “plataforma”. Neste caso temos a plataforma Smart Car da Stellantis, que já serve de base ao C3 mais pequeno, ao Opel Frontera, e também ao FIAT Grande Panda.

É uma plataforma muito versátil, porque permite meter no mercado várias versões do mesmo automóvel. É exatamente por isso que este Citroën C3 Aircross aparece a gasolina, híbrido, ou 100% elétrico.

  • 1.2 Turbo 3 cilindros com 100cv e caixa manual
  • 1.2 Puretech Híbrido com 136cv automático + motor elétrico com 28cv (bateria de 0.89kWh)
  • 100% elétrico 113cv + 44kWh LFP (306km de autonomia).

Aliás, até permite enfiar 7 lugares dentro deste automóvel, graças ao facto de este Aircross ser 38 centímetros mais comprido do que o C3 normal.

Como é o interior?

primeiras impressões: citroën c3 aircross

Não é um interior premium, mas também está muito longe daquilo que poderia considerar um carro “barato”. É tudo muito simples, com uma boa mistura de “touch” com botões físicos. Temos tudo à mão e isso é que interessa. Temos de salientar o ecrã de 10.25” com suporte a Apple CarPlay e Android Auto, ambos sem fios.

Também temos um pequeno ecrã para o condutor com a informação essencial (porém, sem consumos ou autonomia esperada), bem como um HUD para o ajudar na prática da condução.

Os plásticos “rijos” estão um pouco por todo o lado, mas isso não significa que sejam maus. Fica a ideia de que este C3 promete durar uma vida. 

Como estamos na parte da condução

Gostei muito da versão 100% elétrica. É de facto uma versão que nem se sente ser baseada em uma plataforma tão preocupada no preço.

primeiras impressões: citroën c3 aircross

Como é óbvio que não temos aqui um monstro da dinâmica, especialmente porque esta fabricante está sempre muito mais preocupada com o conforto do que com o resto. Algo que de facto se sente em todas as versões. Ainda assim, o chassis responde muito melhor a uma condução mais rigorosa comparativamente ao C3 mais pequeno. Uma das minhas maiores queixas quando tive a oportunidade de o conduzir há algumas semanas atrás.

É fácil perceber que as versões a combustão se sentem mais como carros focados na gama de entrada, mas ainda assim, são carros a sério, prontos para tudo ou pelo menos quase tudo.

Fiquei muito agradado com todas as versões que tive a oportunida de testar. Mas, volto a dizer, fiquei especialmente agradado com a versão 100% elétrica do Aircross.

Preços (a partir de): 

1.2 Turbo 19 290 €
Hybrid 136 24 890 €
Elétrico 26 490 €

Conclusão

Vai ser um caso sério de sucesso em Portugal. É tudo aquilo que o condutor casual quer, e por vezes com alguns extras interessantes.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também