Quando a luz de controlo do motor do seu veículo se acende, é frequentemente um sinal de que algo precisa de atenção. Mas e se a luz de verificação do motor se acender logo após ter abastecido o seu automóvel na bomba de gasolina? Está relacionada com os seus hábitos de abastecimento ou há mais alguma coisa a acontecer? Afinal porque acendeu a luz do motor depois de meter gasolina?
Há várias razões pelas quais a luz de controlo do motor pode acender-se depois de abastecer. Pode ser algo tão simples como uma tampa de combustível solta ou uma junta gasta. Também pode apontar para problemas com o sistema de controlo de emissões. Noutros casos pode apontar para algo mais complexo.
Quando o sistema de diagnóstico do automóvel identifica um problema, acciona a luz de verificação do motor no painel de instrumentos. Pode ser qualquer coisa, desde um pequeno problema, como uma tampa solta, até avarias mais graves do motor. Para além da luz de aviso, o computador do automóvel regista um Código de Diagnóstico de Problemas (DTC) que pode ser lido com um scanner. Isto ajuda os técnicos a identificar um problema.
O computador foi concebido para tentar efetuar ajustes automaticamente sempre que possível. No entanto não consegue resolver problemas mecânicos por si só. Se não conseguir corrigir o problema, ativa a luz do Motor. Esta luz também pode indicar a gravidade do problema. Uma luz constante indica normalmente um problema menor que não necessita de atenção imediata. No entanto, não deve conduzir se a luz começar a piscar, pois isso significa que o problema é mais urgente e potencialmente perigoso. Em vez disso, deve parar o veículo imediatamente.
As causas pelas quais a luz do motor acendeu
Uma das razões mais comuns para a luz de verificação do motor após o reabastecimento é uma tampa solta. Os sensores no sistema de combustível do seu veículo foram concebidos para monitorizar os vapores de combustível e impedir que estes escapem. Se a tampa não estiver bem presa – ou se a deixar acidentalmente desligada – estes sensores detectarão rapidamente uma perda de pressão e accionarão a luz de aviso.
Felizmente, depois de apertar corretamente a tampa, a luz de verificação do motor deve desaparecer em poucos quilómetros ou ciclos de condução. No entanto, se a tampa estiver bem apertada e a luz continuar acesa, pode apontar para um problema mais profundo. Por exemplo, a culpa pode ser de uma ligação com fugas, ou um vedante da bomba de gasolina defeituoso ou de um sensor danificado. Estes problemas irão provavelmente exigir uma visita a um centro de assistência para diagnóstico.
Outra causa após o reabastecimento é o enchimento excessivo do depósito. Quando enche demasiado o depósito, o combustível líquido pode tapar o orifício de entrada de vapor. Isto permite que a gasolina seja arrastada para o recipiente de carvão, que é responsável por absorver os vapores de combustível e armazená-los para utilização posterior. Isto perturba o sistema de recuperação de vapor, o que provoca danos que accionam a luz.
Se existirem problemas com outros componentes do sistema de combustível, como uma junta da tampa do depósito de combustível danificada ou uma mangueira de vácuo danificada, o sistema pode não conseguir manter a pressão correta. Isto também pode acionar a luz de verificação do motor, indicando a necessidade de atenção.
O que fazer
Se a luz de controlo do motor acender depois de ter abastecido, a primeira coisa que deve fazer é certificar-se de que a tampa do depósito está bem fechada. É uma correção simples que pode resolver o problema em muitos casos. Além disso, certifique-se de que o motor está desligado enquanto está a encher o depósito e evite encher demasiado o depósito para evitar problemas com o sistema de recuperação de vapor.
Se a luz continuar acesa mesmo depois de ter apertado a tampa do depósito e abastecido corretamente, talvez seja boa ideia contactar um mecânico para tentar perceber o código de erro.
Embora seja importante resolver o problema, lembre-se de que a luz de verificação do motor nem sempre aponta para um problema catastrófico. No entanto, deixar a luz de verificação do motor sem controlo pode levar a complicações mais graves no futuro.