Steam Deck ganhou uma nova vida. Magia dos frames “falsos”!

A Steam Deck mudou a forma como um fã do PC Gaming olha para o lado mobile da coisa, isso é completamente inegável. No entanto, é uma consola que já tem alguns anos em cima, visto que o seu modelo original foi lançado em Fevereiro de 2022.

  • Nota: É preciso refletir um pouco nesta questão da idade. 2 anos não é muito para uma consola, bastando olhar para os ciclos de vida de uma Switch, PlayStation ou consola Xbox. Porém, a Steam Deck é muito mais computador do que é consola. Além disso, é a primeira consola do género, e como tal, criou um espaço que tem vindo a evoluir a uma velocidade quase absurda.

Assim, tirando a “nota” do caminho, temos de dizer que apesar da idade da consola, a Valve não parece ter grandes planos para lançar uma versão baseada em hardware completamente novo. A responsável pela plataforma Steam continua confiante no hardware que escolheu para a sua primeira consola portátil, e de facto, além, de um excelente suporte, a realidade é que a consola tem uma comunidade incrível que está sempre a “inventar” soluções e a modernizar a consola.

Aliás, eu próprio adquiri uma Steam Deck há algumas semanas atrás, e fico completamente estupefacto com tudo aquilo que foi desenvolvido para este pedaço de hardware ao longo destes anos. (Farei um artigo acerca disto a seu tempo).

Até me faz lembrar dos bons velhos tempos de modding da PSP, onde era possível fazer tudo, ou quase tudo, com a velha consola da Sony.

Steam Deck ganhou uma nova vida. Magia dos frames “falsos”!

Portanto, acabou de chegar um novo “mod” que qualquer pessoa pode fazer na sua Steam Deck, porque é apenas e só baseado em software. Não estamos a falar de algo leve, estamos a falar de uma novidade que traz mesmo muita performance para cima da mesa, isto apesar do facto de também trazer alguns pontos menos positivos.

Estamos a falar do plugin “Decky Framegen”, que utiliza o motor AMD FSR 3 para gerar frames sem ser necessário renderizá-las. O que claro está, significa que existe um aumento muito significativo no lado do FPS.

Esta novidade ajuda em vários jogos que curiosamente nem sequer têm suporte a tecnologias de geração de frames, como é o caso de Witcher 3, Hogwarts Legacy, entre outros. Tornando-os muito mais apetecíveis de jogar nesta consola portátil.

Que defeito existe?

Em alguns destes jogos, poderá existir um aumento do input lag.

steam deck ganhou uma nova vida. magia dos frames "falsos"!

Frames falsos são frames fixes?

Hmm… A diferença aqui é que os frames extra são gerados e não renderizados. Mas, se formos pensar um bocado na coisa… Todos os frames são falsos. Por isso, se isto significa um aumento de performance, é obviamente bem vindo.

Aliás, até gostaria de ver a Valve a adicionar este extra no SteamOS, em vez de ser necessário andar a fazer mods, o que obviamente não está ao alcance de todos os jogadores.

Isto seria especialmente interessante porque o SteamOS vai chegar a muitas mais consolas em 2025.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...