Por vezes acabamos por trocar de telemóvel sem necessidade. Isto porque está mais lento e deixa de responder tão bem. No entanto, na maioria das vezes, tudo isto pode ser resolvido facilmente e sem grande trabalho. Assim como acontece com um carro, também temos de dar alguma atenção ao smartphone e fazer alguma manutenção. Desta forma ele vai estar sempre a trabalhar à máxima velocidade. Assim não troque de telemóvel sem necessidade.
Reinicie o telemóvel uma vez por semana
Deixar o seu telemóvel a funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, pode ser conveniente, mas os reinícios regulares oferecem benefícios significativos. Ao longo do tempo, as aplicações e os processos em segundo plano acumulam-se e prejudicam o desempenho do seu telemóvel. Isto pode levar à lentidão e a falhas ocasionais.
Um reinício limpa ficheiros temporários, fecha aplicações não utilizadas e actualiza o sistema, libertando recursos valiosos. Isto melhora a capacidade de resposta, reduz o atraso e evita problemas comuns de hardware do Android, como problemas de conetividade, sobreaquecimento ou encerramentos inesperados.
Elimine ficheiros inúteis e aplicações de dois em dois meses
Se não eliminar ficheiros antigos e aplicações que já não utiliza, pode continuar a encher demasiado o seu armazenamento, deixando-o incapaz de transferir novas aplicações e actualizações para as aplicações existentes.
Se a memória interna do seu telemóvel estiver quase completamente cheia, o sistema operativo também não tem “espaço para respirar” para executar as suas tarefas de rotina, o que pode levar a um desempenho lento.
Para tirar o máximo partido desta dica, procure na sua galeria, na gaveta de aplicações e na pasta de transferências tudo o que já não precisa e deite fora. Quanto maior for o ficheiro, maior será o armazenamento que pode limpar de uma só vez. Isto inclui jogos, vídeos 4K, fotografias duplicadas e ficheiros de áudio grandes.
Limpe regularmente o telemóvel e a respectiva capa
Pó, cotão e detritos podem acumular-se nas fendas do seu telemóvel ao longo do tempo, afectando certas funcionalidades e causando danos.
É por isso que deve limpar regularmente o ecrã, as lentes da câmara, as extremidades, a porta de carregamento, as grelhas dos altifalantes e a entrada para auscultadores. Quando o fizer, não se esqueça de limpar também o interior da capa do telemóvel e os seus recortes, uma vez que estes podem acumular sujidade.
A frequência da limpeza depende do ambiente em que se encontra e da utilização que dá ao telemóvel. Se gosta muito de estar ao ar livre, terá de ter mais cuidado com o seu dispositivo. Embora os telemóveis com uma classificação IP68 sejam mais duradouros, a limpeza regular continua a ser crucial para manter o desempenho máximo.
Limpe a cache das aplicações uma vez por mês
A maioria de nós utiliza regularmente as mesmas duas aplicações, deixando todas as outras aplicações com dados em cache não utilizados. Embora seja útil para continuar de onde parámos, também pode afetar o armazenamento do seu telefone.
É verdade que limpar a cache significa que a aplicação demorará mais tempo a carregar da próxima vez que a abrir, mas também força a aplicação a carregar dados novos, o que pode resolver problemas como pequenas falhas ou tempos de carregamento invulgarmente longos e melhorar o desempenho geral.
Mantenha o seu sistema operativo e as suas aplicações actualizados
Verifique as suas definições para ver se existe uma atualização de software disponível para o seu dispositivo e instale-a. Algumas pessoas evitam atualizar os seus dispositivos por receio de perderem os seus dados ou de terem de lidar com novos bugs. No entanto, os riscos de não atualizar o seu sistema operativo são muito maiores.
As actualizações regulares trazem optimizações de desempenho cruciais, tais como uma melhor gestão de recursos e velocidades de processamento mais rápidas. Mais importante ainda, as actualizações corrigem frequentemente vulnerabilidades de segurança críticas que podem deixar o seu dispositivo e os seus dados expostos a ameaças.
Examine as permissões das aplicações de dois em dois meses
As aplicações solicitam frequentemente mais permissões do que as necessárias, o que pode levar a um aumento da atividade em segundo plano. Por exemplo, se uma aplicação de redes sociais tiver acesso à sua localização, poderá seguir constantemente o seu paradeiro, mesmo quando não estiver a utilizá-la ativamente.
Esta atividade de fundo constante esgota a sua bateria, consome dados e consome o poder de processamento do seu telemóvel, tornando-o mais lento. Ao rever e restringir regularmente as permissões de aplicações desnecessárias, pode minimizar os processos em segundo plano e manter o seu telemóvel a funcionar sem problemas.