A caça à IPTV pirata não pára de aumentar e isto está a deixar muitas pessoas preocupadas, sobretudo devido a multas e prisão. Aliás há vários casos de multas e detenções na Europa e com as principais ligas de futebol a juntarem-se às autoridades para encontrarem os prevaricadores isto está a levar a uma corrida às VPNs. Isto porque de algum modo podem ajudar a evitar multas. No entanto isto nem sempre é verdade. Isto porque para estar mais protegido por uma VPN ela tem de ter uma característica. É por esse motivo que há determinadas VPNs que estão a ser mais procuradas sobretudo a pensar na IPTV.
É exatamente o que se passa com a NordVPN. Isto porque disponibiliza um Serviço VPN sem registo. Como esta empresa explica quando se liga a um servidor VPN, protege o seu tráfego na Internet do seu fornecedor de serviços de Internet (ISP) e de terceiros. Estes deixam de poder ver as suas atividades online, mas quem lhe fornece a proteção continua a poder vê-las. É por isso que é fundamental saber que tipo de registos o seu fornecedor de VPN mantém.
As “VPNs sem registos” não recolhe (ou regista) o tráfego que passa pelos seus servidores, quer se trate de IPTV ou de outra coisa qualquer. Fazer isso é mais complicado do que parece, porque muitos países obrigam os serviços a armazenar dados durante pelo menos algum tempo. Para proteger a sua privacidade online, as VPN fiáveis sem registos operam normalmente em jurisdições sem leis de retenção de dados.
O que é que normalmente fica registado quando navega na Internet?
Na prática muitas coisas. Para navegação privada habitual do dia a dia, o endereço IP de entrada e saída, data e duração da ligação, quantidade de dados transferidos e servidores de VPN utilizados. Para além disso podem também ser registados os sites visitados, os ficheiros descarregados e o software utilizado.
Existem VPNs grátis sem registos para IPTV?
Embora algumas VPN gratuitas afirmem que operam sob uma política de zero registos, lembre-se de que é sempre fácil alegar um política de VPN sem registos: o difícil é verificá-lo. Poucas ou nenhuma VPN grátis se submete a uma avaliação independente por parte de entidades terceiras de confiança. Além disso, como as VPN grátis precisam de ganhar dinheiro e manter os seus servidores, podem recolher os seus dados e vendê-los a terceiros.