A LG estå a planear lançar os ecrãs OLED mais brilhantes do mercado ainda durante este ano de 2025. Isto graças a vårias melhorias na arquitetura e processo de produção, que permitem um brilho måximo de 4000 nits. Sabe o que isto significa? à uma melhoria de mais ou 30% face à geração anterior.
Mas, as vantagens nĂŁo ficam por aqui.
LG: OLED com 4000 nits e com melhor resistĂȘncia a burn-in
Portanto, alĂ©m dos 4000 nits de brilho mĂĄximo, a nova tecnologia de ecrĂŁs tambĂ©m vai permitir aumentar o brilho da cor em mais ou menos 40% (1500 para 2100 nits). Tudo melhorias que parecem sair da estrutura “tandem” RGB da LG, que agora evolui para 4 camadas em vez de “apenas” 3.
Isto Ă© interessante, porque, no ano passado, a adoção deste tipo de tecnologia serviu mais para garantir melhorias no lado do sempre afamado “burn-in”. Mas, em 2025, alĂ©m de maior resistĂȘncia a esse problema, tambĂ©m temos vĂĄrias melhorias na qualidade de imagem.
Aliås, além de tudo isto, a LG também quer reduzir o reflexo em ambientes com demasiada luz, o que historicamente sempre foi um problema para as TVs e Monitores da fabricante Coreana.
AlĂ©m de tudo isto… TambĂ©m hĂĄ IA!
Como deve imaginar, esta nova geração de TVs tambĂ©m vai apostar forte no IA. Ainda nĂŁo fazemos ideia do que isto significa num uso normal do dia-a-dia. Mas, tanto a LG como a Samsung estĂŁo a apostar forte e feio no desenvolvimento e venda do conceito de “AI TVs”.
Ainda assim, mesmo sem saber muito bem o que o IA pode trazer para cima da mesa, ver ecrãs com este acréscimo de qualidade vai de facto ser muito interessante. Isto é especialmente verdade porque, após as TVs, a tecnologia também deverå chegar aos monitores.
O OLED estå cada vez melhor! Porém, o problema continua a ser o preço alto.