Quando compra um telemóvel ele vem com garantia que abrange um certo número de coisas. No entanto, não nos salva de todas as situações. comprado um telemóvel com uma garantia de pelo menos um ano a partir da data de compra. Esta garantia é uma declaração escrita que garante que o fabricante irá reparar ou substituir o seu telemóvel se este apresentar um defeito de fábrica ou danos dentro de um período de tempo especificado a partir da data de compra. No entanto, qualquer dano pelo qual seja responsável não está normalmente coberto pela sua garantia gratuita. Assim vamos dizer-lhe o que a garantia do seu telemóvel não cobre.
O que a garantia do seu telemóvel não cobre
Danos provocados por água ou outros líquidos
A água e os aparelhos electrónicos nunca foram os melhores amigos. E embora possa pensar que as hipóteses de o seu telemóvel cair na água são improváveis, ficaria surpreendido com a frequência com que isso acontece.
Todos os dias, um dispositivo móvel vai parar a uma máquina de lavar roupa, cai na sanita ou é exposto à chuva ou a condições de humidade. Felizmente, o mercado está repleto de smartphones à prova de água ou resistentes à água. No entanto, há sempre uma ressalva.
Se exceder estes limites, arrisca-se a danificar o seu telemóvel permanentemente. Infelizmente, poderá ter de gastar dinheiro para comprar um telemóvel novo se o seu telemóvel não for resistente à água. O seu fabricante não o protegerá se a água danificar o seu telemóvel.
Danos físicos
Quase todas as pessoas já deixaram cair o telemóvel ao chão. Muitas vezes pode não acontecer nada. No entanto, se a sorte estiver contra si, o seu smartphone pode ficar com um ecrã rachado, riscos, amolgadelas ou qualquer dano físico que possa prejudicar o aspeto ou a funcionalidade do seu telefone. Por muito triste que seja, a sua garantia gratuita não cobre danos físicos. Assim terá de suportar os custos de reparação.
Problemas no software
Todos gostamos da ideia de personalizar e ter controlo sobre os nossos dispositivos, o que é possível fazendo o root ou jailbreaking, dependendo do sistema operativo. Fazer o root num telemóvel significa obter acesso não privilegiado ao sistema operativo do seu telemóvel e modificar os ficheiros e definições do sistema que o fabricante normalmente não lhe permitiria aceder. O equivalente do iOS chama-se jailbreaking.
Mas fazer o root ou jailbreak no seu telemóvel pode resultar num telemóvel bloqueado. Um telemóvel bloqueado é tão útil como um pedaço de tijolo, daí o nome. Não responde nem liga e é, em geral, inútil. E uma vez que o seu fabricante o proibiu inicialmente de ajustar o sistema operativo a seu gosto, não é obrigado a reparar ou substituir o seu dispositivo bloqueado por rooting ou jailbreaking.
Danos provocados por reparações feitas por si
Reparar você mesmo qualquer dano no seu dispositivo pode anular a sua garantia em qualquer altura. No entanto, reparar você mesmo um telemóvel danificado de fábrica ou levá-lo a um técnico local é apelativo quando se considera o custo e o tempo de espera para devolver o seu dispositivo se o enviar ao fabricante para reparação.
No entanto, pode danificar ainda mais o seu telemóvel ao criar problemas adicionais que não existiam antes da tentativa de reparação. E uma vez que os novos danos resultam das suas acções, o fabricante do seu telemóvel assumirá que foi você que provocou intencionalmente os danos (incluindo o defeito de fábrica).
Por isso, contactar o fabricante antes de iniciar uma auto-reparação no seu telemóvel é a atitude correta a tomar.
Danos provocados pelo envelhecimento ou desgaste
Há um ditado popular que diz que “nada dura para sempre”. O seu telemóvel não é exceção. À medida que vai utilizando os seus dispositivos ao longo dos anos, eles vão-se deteriorando em muitas áreas.
A capacidade da bateria deixará de ser tão forte como nova, poderá ficar com algumas lascas e riscos e talvez um ou dois botões se soltem. É de esperar que isto aconteça ao seu telemóvel ao fim de alguns anos, mesmo com uma utilização cuidadosa. Nessa altura, a sua garantia gratuita já terá expirado. E se não tiver caducado, lamento, mas a sua garantia gratuita não cobre o desgaste.
Danos provocados por cortes de energia, picos de tensão ou falhas eléctricas
As falhas de energia e as sobretensões podem danificar os seus dispositivos de forma irreparável. Também pode danificar o seu telemóvel se utilizar um carregador não recomendado pelo fabricante ou se o seu telemóvel for atingido por um raio durante uma trovoada.
Estes eventos podem causar estragos em determinados componentes do dispositivo não cobertos pela garantia. Por isso, tome as precauções necessárias para proteger os seus dispositivos contra picos de energia, utilizando protectores contra sobretensões. Deve também desligar os seus dispositivos durante as trovoadas e utilizar os carregadores recomendados pelos fabricantes.
Utilização incorrecta ou abusiva
Utilizar o seu telemóvel de uma forma que não estava prevista pode causar-lhe danos, que não serão cobertos pela garantia do fabricante.
Por isso, manuseie os seus dispositivos com cuidado e não corra riscos desnecessários como atirá-los ou colocá-los a alturas ridículas onde uma queda pode ser desastrosa.
Agora já sabe o que a garantia do seu telemóvel não cobre.
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