Google está a perder tráfego pela primeira vez em dez anos!

Em vez de dizermos que vamos procurar algo na Internet, dizemos que vamos pesquisar na Google. É assim que o motor de busca do gigante tecnológico norte-americano se tornou sinónimo de pesquisa online, o que se reflecte na quota de mercado desta empresa. De facto, mais de 90% das pesquisas online na última década foram efectuadas na pesquisa da Google. Mas agora a Google está a perder tráfego.

Conforme relatado pelo Search Engine Land, as estatísticas do Statcounter mostram que a quota de mercado global de pesquisa do Google caiu abaixo de 90% em cada um dos últimos três meses. Especificamente, foi de 89,34% em outubro, 89,99% em novembro e 89,73% em dezembro.

Mais de 89% ainda é um domínio dominante no mercado. Mas o que é mais interessante sobre este desenvolvimento é que é a primeira vez que a Google não consegue manter uma quota de mercado de 90% num período de três meses desde o primeiro trimestre de 2015 – quase exatamente 10 anos antes.

problema de não selecionar texto no google chrome voltou?

Google está a perde tráfego. Quem anda a ficar com ele? 

Embora possa supor que o ChatGPT tenha roubado alguns dos clientes da Google, as estatísticas indicam que os concorrentes tradicionais dos motores de busca foram os que mais beneficiaram com esta mudança de tendência. As informações são limitadas, mas parece que o Bing, o Yandex e o Yahoo! tiveram um ligeiro impulso. O Bing ficou em segundo lugar em termos de quota de mercado em dezembro, embora com pouco menos de 4% das pesquisas online.

Uma potencial mudança de foco no cliente não seria uma boa notícia para a Google, embora possa haver um lado positivo. A empresa continua envolvida num processo antitrust de longa duração e de grande visibilidade. Isto com o Departamento de Justiça a acusar a Google de comportamento monopolista. Parte da defesa da Google tem sido a de salientar que os utilizadores têm uma escolha e são livres de a exercer. Estas estatísticas podem dar um pouco mais de peso a esse argumento.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também