Atenção: o Office não vai deixar de funcionar no Windows 10!

Apesar do que possa ler hoje na Internet, a Microsoft não está a eliminar as aplicações do Microsoft 365 Office no Windows 10. O suporte do Windows 10 terminará a 14 de outubro de 2025, mas as aplicações do Microsoft 365 Office não deixarão de funcionar. Tudo permanece inalterado em relação ao Office no Windows 10.

Alguma confusão surgiu de um documento da Microsoft que dizia o seguinte:

“Por fim, as aplicações do Microsoft 365 não serão mais suportadas após 14 de outubro de 2025, em dispositivos Windows 10. Para utilizar as aplicações do Microsoft 365 no seu dispositivo, terá de atualizar para o Windows 11.”

Este anúncio veio como uma preocupação para os utilizadores, pois dizia que o Microsoft 365 deixaria de funcionar em dispositivos Windows 10 após o fim do suporte. A única forma de continuar a utilizar o Microsoft 365 será através da atualização para o Windows 11. No entanto, descobrimos que este documento foi posteriormente eliminado.

Mas mais tarde, o site Windows Latest descobriu que a Microsoft lançou um documento de suporte separado esclarecendo que, apesar do fim do suporte para o Windows 10, o Microsoft 365 continuará a funcionar como antes.

Eles também disseram que, apesar disso, recomendam fortemente que as pessoas atualizem para o Windows 11 para obter o melhor desempenho e confiabilidade. Este esclarecimento põe fim ao receio de atualizações forçadas, confirmando que os utilizadores poderão utilizar o Microsoft 365 nos seus dispositivos Windows 10 mesmo após o fim do período de suporte.

“O suporte para o Windows 10 terminará a 14 de outubro de 2025. Após essa data, se estiver a executar o Microsoft 365 num dispositivo Windows 10, as aplicações continuarão a funcionar como antes ”, observou a Microsoft num documento de suporte.

Windows 10 continua forte

Estamos oficialmente em 2025 e o Windows 10, que em breve estará obsoleto, não está a perder quota de mercado. Com base nas estatísticas dos últimos meses da StatCounter, o antecessor do Windows 11 está a recuperar uma posição na quota de mercado global. Mas será que é mesmo esse o caso? A verdade é que o Windows 10 acaba em breve mas isto não anda a levar necessariamente muitas pessoas para o Windows 11.

Quem levantou esta “lebre” foi o site Windows Latest que analisou os dados dos últimos dois meses do Statcounter, antes dos quais a quota do Windows 10 estava a cair drasticamente. Em outubro de 2024, atingiu sua participação de mercado mais baixa de 60,95%, mas registrou uma pequena recuperação para os níveis de setembro.

O Windows 11 perdeu 0,62% de quota de mercado e caiu para 34,94% no mesmo mês.
Dezembro de 2024 foi outro bom mês para o Windows 10, com um aumento de 0,87 em relação ao mês anterior, atingindo 62,7% dos utilizadores.

Essa pequena mudança mostra que os utilizadores ainda a agarrar-se ao Windows 10, apesar dos esforços da Microsoft para eliminá-lo gradualmente.

Agora, o que é importante entender é que o StatCounter pode ter erros e correções, e é por isso que o Windows 10 está a crescer e depois a cair novamente. Mas com base na tendência observada parece que o Windows 10 não está realmente a perder participação de mercado.

E quanto aos jogadores?

O Windows 10 não parece ter nenhum crescimento. Está constantemente a diminuir, e os números já estão abaixo da marca dos 50%.

Os números mais recentes mostram que o Windows 11 ganhou uma quota de 6,16% e subiu para quase 56%, enquanto o Windows 10 perdeu uma base de utilizadores de 5,07%. Os jogadores estão a mudar ativamente para o Windows 11, principalmente porque os novos PCs vêm com ele, e comprar uma licença do Windows 10 já não faz sentido.

A impressionante quota de mercado de 42,39% do Windows 10 na comunidade de jogos, quando estamos a menos de dez meses da sua retirada, é desconcertante.

Mesmo depois de tanta pressão e insistência dos seus utilizadores, a Microsoft não parece conseguir convencer toda a gente a fazer a mudança. Isto deve-se principalmente ao fato de impedir que muitos utilizadores usem o Windows 11 devido aos requisitos de hardware.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também