A concorrência no que diz respeito à integração dos smartphones com o automóvel envolve apenas dois nomes. Falamos do Android Auto e do CarPlay que garantem experiências optimizadas para a condução, alimentadas por telemóveis Android e iPhones. Dito isto e com tão pouca concorrência seria de esperar que estas plataformas estivessem sempre a receber mais e mais utilizadores. No entanto, o impensável está a acontecer no Android Auto uma vez que novas estatísticas revelam que esta plataforma está a perder terreno enquanto o CarPlay da Apple continua a crescer. Mas quais são as razões?
A Morgan Stanley Audio Entertainment Survey revelou que a presença no mercado do Android Auto desceu 7% em relação ao ano anterior, enquanto o CarPlay subiu 2%.
As razões pelas quais os utilizadores poderão estar a afastar-se do Android Auto não foram reveladas, mas não são difíceis de antecipar.
Software nativo dos automóveis
O primeiro cenário é o facto de os utilizadores terem simplesmente deixado de utilizar os sistemas de espelhamento do telemóvel e estarem agora a aderir ao software nativo instalado nos seus automóveis.
Alguns fabricantes de automóveis estão agora a gastar muito na atualização das capacidades de infoentretenimento dos seus modelos, principalmente porque descobriram que entregar o controlo dos seus sistemas à Google e à Apple não foi a decisão mais inspirada do ponto de vista financeiro. Estão agora a tentar reconquistar os corações dos clientes oferecendo-lhes opções de software mais avançadas, incluindo aplicações e funcionalidades que são por vezes inspiradas na funcionalidade integrada no Android Auto e no CarPlay.
Transição para o Android Automative
O segundo cenário, que a Google adoraria que acontecesse, é uma potencial transição do Android Auto para o Android Automotive.
O Android Auto oferece uma experiência inferior à do Android Automotive, principalmente devido ao facto de ser alimentado por um smartphone. O Android Automotive é instalado ao nível do hardware pelo fabricante de automóveis e não necessita de um telemóvel para funcionar.
Utilizadores estão a fugir para o CarPlay?
O terceiro cenário, e o mais doloroso para a Google, é a transição do Android Auto para o CarPlay. Há anos que os utilizadores do Android Auto se debatem com grandes bugs e as funcionalidades essenciais, como os comandos de voz e a navegação, avariam frequentemente sem razão aparente. A instalação de actualizações também se tornou uma montanha-russa, por vezes destruindo uma experiência estável e fiável.
O CarPlay sempre se considerou a alternativa mais estável e fiável.
Seja como for há boas notícias para a Google
O inquérito também inclui boas notícias para a Google. O YouTube e a SiriusXM dominam o espaço de streaming, seguidos do Spotify, Pandora e Apple Music. O YouTube Music é surpreendentemente popular no CarPlay e até tem mais utilizadores do que no Android Auto. O Apple Music tem mais do dobro do número de utilizadores no CarPlay do que no Android Auto. Embora isto não seja uma surpresa, considerando que o fabricante do iPhone não costuma apostar muito em plataformas não nativas.
Curiosamente, os dados também mostram que o AM/FM continua a ser uma opção de audição popular para os condutores. Está a perder terreno, caindo 3% em relação ao ano anterior, mas continua a liderar a batalha da audição automóvel com uma quota de 34%.
A queda do Android Auto é motivo de preocupação?
Não necessariamente, embora os críticos digam que, no mundo da Google, tudo é possível. O gigante das pesquisas conhece-se também como uma empresa que, por vezes, elimina produtos sem uma boa razão. Muitas vezes depois de gastar milhões em novas capacidades (basta olhar para o Stadia, e vai perceber), mas abandonar o Android Auto não está certamente na sua agenda.
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