Samsung e Apple estão no mesmo barco da falta de inovação?

Se for olhar para os smartphones mais populares do mercado nos últimos 4 ou 5 anos, o que vai muito provavelmente levá-lo às gamas mais altas da Samsung e Apple, vai com toda a certeza reparar que seguem a mesma tendência de “em equipa que ganha não se mexe”.

Isto nem sempre foi verdade para estas duas fabricantes, porque, apesar do facto de a Apple sempre ter preferido mexer pouco, houve uma altura em que a Samsung preferia arriscar, ao tentar fazer coisas um pouco diferentes. Infelizmente já não é assim.

Ou seja, as duas velhas rivais encontraram um design que lhes agrada, e como tal, todas as novas gerações têm como base simples melhorias técnicas, bem como um ou outro toque no design. O suficiente para não ser 100% igual. (O que por sua vez também tem influência no mundo dos acessórios, porque estas pequenas diferenças implicam a compra de novas capas, novas películas, etc…)

Assim, apesar de isto ainda não acontecer com as fabricantes Chinesas, os tempos de smartphones completamente diferentes em todas as gerações, ou pelo menos de 2 em 2 anos, parece ter chegado ao fim.

Isto é um sinal de uma plataforma madura, ou é apenas “falta” de vontade por parte das fabricantes?

Samsung e Apple estão no mesmo barco da falta de inovação? Porquê?

samsung: a diferença que 5 anos fazem no mundo "ultra"!

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O que é uma plataforma madura?

É algo que podemos ver em muitos outros mercados.

Por exemplo, o mundo dos portáteis também não tem grandes evoluções de geração para geração, e até à massificação dos carros elétricos, o mundo automóvel também não teve durante muitas e longas gerações.

A realidade é que o smartphone, como aparelho eletrónico, já deixou para trás os tempos experimentais. É uma plataforma madura, essencial para os utilizadores, e que de facto já não tem muito por onde “inventar” ou “inovar”.

Não há muito a fazer a não ser melhorar níveis de performance, meter mais ou menos câmaras, diminuir as margens à volta do ecrã, aumentar ou diminuir as dimensões, e claro, apostar forte e feio no software. O problema é que apostas no software não saltam aos olhos de ninguém, sendo exatamente por isso que os utilizadores estão tão mais críticos daquilo que as “grandes” andam a fazer.

Até no lado do desempenho puro e duro, as coisas estão a ficar “paradinhas”. Sim, o Snapdragon 8 Elite, ou A18 Pro são muito mais poderosos e eficientes relativamente a chips com 4 ou 5 anos em cima.

Mas… Relativamente às versões do ano passado? A diferença é irrisória.

Aliás, todo o “Hype” que está agora à volta dos smartphones Air e Slim, é um sinal dos tempos.

iphone 17 air chega com uma falha enorme nas câmaras!

As fabricantes querem que você fique entusiasmado com smartphones que são agora 1 ou 2 milímetros mais finos. Algo incrível… Porque você vai muito provavelmente meter esse telemóvel super fino dentro de uma capa grossa e pesada.

Os tempos mudaram, por isso, você também tem de mudar!

Todos nós adoramos saber mais sobre a mais recente tecnologia, e claro, ter o hardware mais poderoso à face da terra ao nosso dispor. Mas, a realidade é que isso já não faz sentido. Você pode, e deve, ficar com o mesmo smartphone no seu bolso durante 2, 3, 4, ou se possível, 5 anos.

A diferença vai ser irrisória, e talvez mais importante que isso, a poupança que você irá fazer vai ser de facto muito significativa.

Aliás, é exatamente por isso que todas as fabricantes começaram a oferecer atualizações durante 5, 6 e 7 anos, e como é óbvio, é também por isso que os preços dos smartphones estão sempre a aumentar.

As pessoas estão, aos poucos, a mudar de telemóvel menos vezes, e como tal, as fabricantes tiveram de ir buscar mais dinheiro de cada vez que você vai de facto à loja mudar de smartphone.

Mas… A Apple não é a Samsung!

Se porventura vê os tops de vendas todos os anos, sabe que a Apple tem muito mais sucesso nesta forma de fazer as coisas. O que não é por acaso. A Apple não vive apenas de especificações técnicas, ou de grandes inovações.

O iPhone tem sucesso porque, além de ser um smartphone poderoso, é uma “coisa” muito desejável, que dá estatuto, e que está dentro do mundo do lifestyle. A Samsung anda a tentar fazer isso há muitos e longos anos, mas continua a falhar.

Aliás, é um pouco por isso que a Samsung está cada vez mais a apostar em influenciadores para movimentar produto, em vez de ficar apenas a contar com o lado da performance e qualidade. O que é giro, é interessante, mas é também preocupante. Porque uma fabricante a apostar demasiado em influenciadores, é uma marca que parece estar a perder confiança na sua capacidade de vender só e porque merece vender.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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