Isto é o que drena mais a bateria do seu veículo elétrico!

Com a crescente popularidade dos veículos eléctricos compreender como maximizar a vida útil da bateria tornou-se essencial. No entanto nem sempre é fácil percebemos o que drena mais a bateria do veículo elétrico. É isso que lhe vamos dizer para que possa aproveitar o seu automóvel ao máximo.

Aquecimento e arrefecimento

Um dos factores mais importantes que drenam as baterias dos veículos eléctricos é o sistema de aquecimento e refrigeração. A regulação da temperatura da bateria e do habitáculo pode reduzir rapidamente a autonomia do seu veículo elétrico. No calor extremo dos Emirados Árabes Unidos, o seu veículo elétrico tem de trabalhar mais para arrefecer o habitáculo, consumindo mais energia da bateria.

Para ajudar a gerir esta situação, certifique-se de que pré-aquece ou pré-arrefece o seu veículo elétrico enquanto este ainda está ligado ao carregador. Isto permite que a energia da rede eléctrica se encarregue do ajuste da temperatura.

Áudio e info-entretenimento

Os veículos eléctricos modernos estão equipados com sistemas avançados de info-entretenimento, muitas vezes com vários ecrãs e uma vasta gama de funcionalidades. Estes sistemas consomem mais energia do que as configurações mais simples. A utilização extensiva de ecrãs, ecrãs de alta resolução e processadores potentes consomem energia da bateria.

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Aquecimento da bateria durante o carregamento rápido

O carregamento rápido é conveniente, mas pode gerar calor significativo, o que pode afetar negativamente a saúde da bateria ao longo do tempo. Pode limitar a utilização de carregadores rápidos e preferir um carregamento mais lento, durante a noite, sempre que possível.

Além disso, alguns VEs têm funcionalidades que lhe permitem monitorizar a temperatura da bateria. Evite o carregamento rápido se a bateria já estiver quente.

Actualizações de software e firmware

Manter o software e o firmware do seu veículo elétrico actualizados é crucial para um ótimo desempenho e gestão da bateria. No entanto, estas actualizações podem ocasionalmente causar um esgotamento temporário da bateria do automóvel à medida que os novos sistemas e definições são calibrados.

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Efectue as actualizações quando o seu veículo estiver ligado à corrente para garantir que a bateria não é descarregada desnecessariamente.

Verifique regularmente se existem actualizações de software para garantir que o seu veículo está a funcionar de forma eficiente e a beneficiar das mais recentes melhorias na gestão da bateria. Também pode utilizar o sistema de gestão da bateria EV para gerir e monitorizar o desempenho da bateria do automóvel.

Velocidade

Conduzir a alta velocidade é um dos factores comuns que drenam a bateria do EV. Quanto mais rápido for, mais resistência ao vento o seu VE encontra, o que requer mais energia para o ultrapassar. Ao reduzir ligeiramente a sua velocidade, pode conseguir poupanças de energia significativas. Por exemplo, se baixar a definição do seu controlo de velocidade de 113 km/h para 110 km/h, pode poupar cerca de 8,4% no consumo de energia.

Idade e saúde da bateria

Com o tempo, a capacidade da bateria do seu veículo elétrico irá degradar-se, o que é um processo natural para todas as baterias de iões de lítio. Esta degradação pode ser agravada por temperaturas extremas e causar problemas na bateria do seu veículo elétrico.

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Peso

Transportar passageiros extra, bagagem ou rebocar um atrelado aumenta o consumo de energia e esgota as baterias dos VE. Isto é verdade para todos os veículos, mas os VE têm uma vantagem com a travagem regenerativa, que recupera alguma energia ao desacelerar ou parar. No entanto, as cargas mais leves aumentam a sua autonomia, por isso leve apenas o necessário.

Ralenti

Os veículos eléctricos têm duas baterias: uma bateria auxiliar e a bateria principal de longo alcance. A bateria auxiliar alimenta o arranque e os acessórios do automóvel quando a bateria principal está desligada. Se precisar de utilizar acessórios como o rádio ou as luzes enquanto espera no seu automóvel, mantenha o automóvel ligado para utilizar a bateria principal em vez de esgotar a bateria auxiliar.

Estes são os elementos que mais drenam a bateria do seu veículo elétrico.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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