De certeza que não gosta de partilhar com estranhos a sua localização. É sem dúvida uma preocupação para muitos utilizadores. É por isso que várias plataformas como o Android fazem os possíveis para limitar a partilhar destes dados com as mais variadas apps. No entanto, isto nem sempre é possível. De facto, uma nova informação revelou as formas como terceiros têm tirado partido de muitas aplicações populares. Tudo para seguir os nossos movimentos. Na prática a sua localização está a ser revelada mesmo que não queira.
Logo à partida o que tem de saber é que o perigo não está propriamente nas aplicações mas sim na publicidade que estas apresentam.
A sua localização é revelada pela publicidade
A Gravy Analytics é uma empresa de recolha de dados que faz parte do ecossistema publicitário moderno. Assim utiliza a licitação em tempo real (RTB). Trata-se de um processo em que as aplicações vendem aos anunciantes o acesso aos seus olhos à medida que utiliza o software, conforme descrito numa exposição da 404 Media.
Para ajudar a direcionar-lhe mensagens relevantes e garantir que faz parte do público em que o anunciante está interessado, as aplicações partilham as suas informações com potenciais anunciantes como parte deste processo de licitação. Isso pode incluir informações de localização. Nem todas estas informações provêm necessariamente de algo tão explícito como dados de GPS. Assim é provável que envolvam uma mistura de fontes, incluindo o seu endereço IP.
Um ataque informático revelou dados preocupantes
Acontece que a Gravy tem vindo a reunir vastas faixas desta informação demográfica e a compilar a sua própria base de dados, disponível para clientes interessados em pagar pelo acesso aos seus dados de localização. Agora, tudo isto está a ser revelado graças ao facto de a Gravy ter sido pirateada. Como tal os hackers partilharam conjuntos de dados que revelam o âmbito desta vigilância orientada para os anúncios.
Os programadores de aplicações individuais provavelmente não faziam ideia de que isto se passava, mas uma folha de cálculo das aplicações afectadas mostra que se trata de um problema de toda a indústria. Assim afecta títulos populares como o Candy Crush e o Microsoft 365.
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