Se quer que o café faça bem tem de o beber a esta hora!

Os consumidores de café podem querer reconsiderar o seu consumo à tarde e à noite. De facto, um novo estudo sugere que apenas o café que se bebe de manha é que reduz o risco de doenças cardíacas e de mortalidade por todas as causas.

Liderados por uma equipa da Universidade de Tulane, em Nova Orleães, os investigadores responsáveis pelo estudo observacional analisaram os hábitos de consumo de café de 40.725 adultos, incluindo uma subsecção de 1.463 indivíduos que preencheram um questionário mais abrangente sobre a dieta alimentar e de bebidas.

O que dizem os estudos

Durante um período médio de acompanhamento de quase 10 anos, os consumidores de café matinal tinham 16% menos probabilidades de morrer de qualquer causa. Também 31% menos probabilidades de morrer de doença cardíaca. Isto em comparação com aqueles que não bebiam café. No entanto, as estatísticas não mostraram qualquer redução do risco para os consumidores de café durante todo o dia.

“Este é o primeiro estudo que testa os padrões de tempo de consumo de café e os resultados em termos de saúde”, afirma o epidemiologista Lu Qi, da Universidade de Tulane. “Os nossos resultados indicam que não é apenas o facto de beber café ou a quantidade que bebe. O que importa é a altura do dia em que bebe café.”

“Normalmente, não damos conselhos sobre a hora do café nas nossas orientações dietéticas. No entanto talvez devêssemos pensar nisso no futuro”.

tiktok diz que canela no café emagrece! É mesmo verdade?

Como é habitual num estudo observacional, não está implícita uma causa e efeito diretos – apenas uma forte associação.

Os investigadores fizeram ajustes para alguns factores que potencialmente influenciam a saúde cardíaca e a mortalidade. Nisto inclui-se a idade, o sexo, a atividade física e os padrões de sono. No entanto é provável que haja muitos mais que não foram tidos em conta, como a genética.

A redução do risco para os consumidores de café matinal foi semelhante para aqueles que bebiam moderadamente (2-3 chávenas por dia) ou intensamente (3 ou mais chávenas por dia). Foram observadas reduções menores do risco para os consumidores ligeiros de café de manhã (menos de 2 chávenas).

O que este estudo não investiga é a razão da existência desta relação. No entanto, existem várias possibilidades. Sabemos que a cafeína tem um efeito estimulante, e pode ser que isso esteja a perturbar os processos naturais do corpo durante a tarde e a noite.

Numerosos estudos anteriores associaram o consumo de café a efeitos positivos para a saúde, quer se trate da proteção contra a hipertensão arterial e os acidentes vasculares cerebrais, do aumento do tempo de vida ou da redução do risco de regresso de certos tipos de cancro.

Na verdade, existem centenas de substâncias diferentes no café e os cientistas ainda estão a descobrir o que são e como funcionam no corpo. Entretanto, talvez queira deixar de o beber ao fim do dia.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também