Pode utilizar água como líquido de arrefecimento do motor?

Manter a temperatura do motor é um passo importante para garantir o seu bom funcionamento. É aqui que entra o líquido de arrefecimento do automóvel. Mantém a temperatura estável e proporciona muitos outros benefícios. Algumas pessoas podem pensar que a água pode fazer o mesmo trabalho. Mas será mesmo assim? Pode utilizar água como líquido de arrefecimento?

O líquido de arrefecimento do automóvel e a sua função

O líquido de arrefecimento do motor é um dos liquídos mais essenciais, pois mantém a temperatura do motor do automóvel e assegura uma condução suave. É também conhecido como anticongelante devido às suas propriedades de resistência.

As funções principais

Resistência à temperatura

Os fluidos de arrefecimento para automóveis asseguram que a temperatura do motor se mantém estável mesmo em temperaturas extremas. Tem um ponto de ebulição extremamente elevado que impede o fluido de aquecer ou evaporar. Isto garante que o motor do automóvel não sobreaqueça quando conduz a temperaturas extremas. O ponto de congelação reduzido do líquido de refrigeração também mantém o carro a funcionar durante o tempo frio e evita o congelamento no reservatório do líquido de refrigeração.

luz do motor estática, O que é o modo limp ou limp home do seu carro e como resolver, luz de verificação do motor, motor com problemas, erro P0128, luz de verificação do motor

Proteção contra a corrosão

A maior parte dos componentes do motor são feitos de metal e são vulneráveis à ferrugem e à corrosão se não se mantiverem corretamente. Assim uma peça do motor corroída acaba por se avariar e afetar negativamente o desempenho do motor. Um líquido de arrefecimento para automóveis evita que isso aconteça, lubrificando as peças móveis do motor para evitar a corrosão.

Desempenho melhorado

A temperatura estável e a proteção contra a corrosão podem melhorar a experiência geral de condução e o desempenho do veículo. As peças do motor ficam protegidas da ferrugem, aumentando a vida útil do veículo. Os fluidos de refrigeração de boa qualidade também podem permitir que o veículo atinja uma melhor quilometragem.

Água como líquido de arrefecimento? 

Não se recomenda devido aos seus efeitos secundários. Assim a utilização de água como líquido de refrigeração pode provocar o sobreaquecimento e a corrosão do motor.

Os líquidos de refrigeração são fabricados com 50% de água e 50% de aditivos que lhes permitem ter um ponto de ebulição mais elevado e um ponto de congelação mais baixo do que a água. Os aditivos também contêm inibidores que evitam a ferrugem e a corrosão nas peças metálicas do motor e protegem o motor do desgaste precoce.

O que pode acontecer

Sobreaquecimento

Não se aconselha utilizar água pura ou destilada como líquido de refrigeração porque não consegue manter uma temperatura estável no bloco do motor. Isto provoca o sobreaquecimento do motor. Um motor sobreaquecido reduz significativamente o desempenho geral do veículo e pode obrigá-lo a parar o carro e esperar que a temperatura desça.

luz da temperatura do carro acender, cheiros do automóvel, problemas graves no carro

O calor é gerado no motor durante o processo de combustão, levando a uma temperatura extrema no cilindro. Entretanto se esta temperatura não for reduzida, pode danificar a cabeça do cilindro ou provocar a rutura da junta da cabeça, razão pela qual é necessário um líquido de arrefecimento. No entanto, a utilização de água em vez de um líquido de refrigeração pode piorar as coisas.

A água tem um ponto de ebulição mais baixo do que um líquido de refrigeração. O calor intenso do motor pode facilmente ferver a água, provocando a sua evaporação. Isto deixa o motor sem líquido de refrigeração, permitindo-lhe sobreaquecer. O sobreaquecimento pode fazer com que a cabeça da junta rebente e outros componentes do motor se deformem.

Do mesmo modo, durante o tempo frio, a água no reservatório pode congelar, provocando o mau funcionamento do motor. O congelamento pode também provocar fissuras no radiador e no núcleo do aquecedor e danificar o bloco do motor. Isto reduz a vida útil e o desempenho geral do veículo.

Corrosão

Entretanto a utilização de água pode também provocar a corrosão de várias peças do motor, o que pode resultar em avarias e aumentar o risco de fugas.

No entanto, em caso de emergência, como conduzir com pouco líquido de refrigeração, pode utilizar água como líquido de refrigeração durante um curto período de tempo. Não utilize qualquer outro fluido, como o óleo do motor, como líquido de refrigeração para evitar danos adicionais.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também