Três coisas que vão mudar o mercado dos automóveis elétricos

Espera-se que várias inovações ajudem a revolucionar o mercado dos automóveis elétricos (VE) durante a próxima década. Após anos de investimento no sector, os fabricantes de automóveis esperam apresentar novos modelos inovadores que respondam às necessidades dos consumidores e incentivem uma maior aceitação.

Baterias de estado sólido

Vários fabricantes de automóveis e empresas em fase de arranque têm-se esforçado por produzir uma bateria de estado sólido fiável para utilizar nos novos modelos de veículos eléctricos. Tudo com a expectativa de que esta melhore consideravelmente o desempenho e a segurança. Atualmente, a maioria das empresas em todo o mundo utiliza baterias de iões de lítio para alimentar os seus veículos eléctricos, que podem ser carregadas através de uma ligação à rede eléctrica. Estas funcionam utilizando uma solução de eletrólito líquido que permite que os iões de lítio se movimentem para alimentar a bateria.

Em contrapartida, as baterias de estado sólido utilizam um eletrólito sólido, em vez de líquido. Se os investigadores conseguirem aperfeiçoar este tipo de bateria, isso permitirá aos fabricantes de automóveis eliminar o pesado componente separador necessário para evitar que o elétrodo positivo entre em contacto com o elétrodo negativo nas baterias de iões de lítio, tornando-as mais leves.

Considera-se que as baterias de estado sólido oferecem mais segurança do que as baterias convencionais para veículos eléctricos. Isto porque não necessitam de um líquido inflamável para a sua alimentação, o que reduz o risco de incêndio. Prevê-se também que ultrapassem o desempenho das baterias de iões de lítio, proporcionando aos veículos eléctricos uma maior autonomia. No entanto, os especialistas receiam que a sua vida útil possa ser mais curta. É que podem eventualmente apresentar fissuras e necessitar de ser substituídas. O custo de produção é também mais elevado, o que poderá aumentar o preço final do veículo elétrico.

Carregamento sem fios

Outra tecnologia que está a atrair a atenção dos investidores é o carregamento sem fios. Tal como a tecnologia de carregamento que se tornou disponível para muitos aparelhos electrónicos, os fabricantes de automóveis estão a tentar eliminar os cabos necessários para carregar as baterias dos veículos eléctricos. Assim a instalação de estradas com capacidade de carregamento sem fios pode melhorar significativamente a autonomia dos veículos eléctricos. Lembramos que esta tem sido uma das principais queixas dos consumidores que pretendem passar dos automóveis movidos a combustíveis fósseis para os eléctricos.

Tinta de energia solar

Os investigadores também têm procurado formas inovadoras de dar aos veículos eléctricos um impulso de energia sem depender de carregadores externos. Assim isto inclui opções como a instalação de painéis solares no tejadilho do veículo e a pintura dos automóveis com “tinta solar”.

Entretanto a Mercedes-Benz está atualmente a desenvolver uma tinta que pode produzir eletricidade quando aplicada a um veículo elétrico. A “tinta solar” tem apenas 5 micrómetros de espessura e pesa apenas 50 gramas por metro quadrado. Não contém materiais raros nem silício e é produzida com ingredientes não tóxicos que são fáceis de reciclar, segundo a empresa.

São sem dúvida muitas novidades interessantes a caminhos do mercado dos automóveis elétricos

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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