Xiaomi: quanta bateria poupa o Modo escuro do HyperOS?

O HyperOS da Xiaomi tem funcionalidades muito interessantes. É verdade que várias delas estão presentes em equipamentos de outras marcas. No entanto, nos smartphones Xiaomi parece que as coisas vão um pouco mais longe. Por exemplo, o modo escuro do HyperOS da Xiaomi consegue uma grande poupança de bateria em dispositivos equipados com ecrãs OLED e AMOLED.

Uma das funcionalidades mais populares em muitos sistemas operativos, o Modo Escuro, altera o fundo tradicionalmente brilhante do ecrã para um esquema de cores mais escuro. Isto não só reduz a tensão que ocorre nos seus olhos enquanto trabalha em condições de pouca luz, como também é conhecido por ser extremamente eficiente em termos de energia, especialmente em ecrãs capazes de desligar pixéis individuais, como os ecrãs OLED e AMOLED.

digi: como ativar volte, vonr e o vowifi num xiaomiO modo escuro foi ainda mais optimizado no HyperOS em comparação com o da MIUI 14, no qual a Xiaomi opta por pretos mais profundos e reduz a emissão de cores claras. Este conserva energia, uma vez que cada pixel de um ecrã OLED ou AMOLED consome energia proporcional ao brilho necessário para apresentar a sua cor.

Ecrãs OLED e AMOLED

A verdadeira vantagem do modo escuro na poupança de energia surge agora nos ecrãs OLED ou AMOLED. Enquanto nos ecrãs LCD a luz de fundo está sempre ligada, nos ecrãs OLED os pixéis individuais iluminam-se. Assim os pixéis pretos estão essencialmente desligados.

Uma vez que nos painéis OLED, sempre que são apresentadas cores pretas ou muito escuras, são iluminados menos pixéis, isto reduz diretamente o consumo de energia. O modo escuro do HyperOS da Xiaomi utiliza pretos verdadeiros #000000 em várias partes da interface do utilizador. Ou seja, este é o verdadeiro segredo. Noutros equipamentos são utilizados tons escuros mas não pretos totais. Como tal o ecrã não é verdadeiramente desligado.

As poupanças

Ecrã OLED

Com o modo escuro ativado num dispositivo Xiaomi OLED é possível ganhar 15% a 30% de autonomia dependendo claro dos padrões de utilização e nos tipos de aplicações utilizadas.

Para o utilizador avançado em particular, a reprodução de muitos conteúdos multimédia, jogos e a execução de aplicações, na sua maioria com temas claros, os ecrãs OLED podem prolongar a vida útil da bateria até 30% em condições semelhantes. Isto pode significar uma ou duas horas extra de utilização entre carregamentos.

Xiaomi processador smartphones

Para os utilizadores regulares, esta poupança no modo escuro pode significar uma duração da bateria 10-20% superior se a aplicação for nativa do modo escuro.

Os utilizadores ligeiros, que apenas fazem chamadas, enviam mensagens de texto e navegam, podem obter até 5-15% mais de autonomia da bateria. Isto com o modo escuro, principalmente se o ecrã for OLED.

Ecrãs LCD

Para os dispositivos Xiaomi com um ecrã LCD, o efeito na duração da bateria não será tão grande, uma vez que a luz de fundo do ecrã nunca se desliga, independentemente da cor utilizada. Em qualquer caso, o HyperOS consegue-o com optimizações de software, proporcionando uma modesta poupança de energia.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também