O Google Fotos é uma das melhores aplicações de gestão de fotografias para utilizadores do Android e as razões para isto percebem-se perfeitamente. Dito isto, temos funcionalidades de utilizador avançadas que também apelam aos entusiastas. Por exemplo, funcionalidades como o Empilhamento de fotografias ajudam a organizar o seu feed principal do Google Fotos, juntando imagens semelhantes. No entanto, existe pouco controlo neste caso, uma vez que os utilizadores apenas podem ativar e desativar a funcionalidade. Agora tudo vai mudar já que o Google Fotos vai permitir uma maior organização das suas fotos.
Se o agrupamento automático de fotos não funcionar suficientemente bem, ficará com um feed desorganizado. Em breve, a Google poderá devolver algum poder aos utilizadores, permitindo-lhes agrupar manualmente as imagens em Pilhas de fotografias.
Esta é sem dúvida uma novidade muito interessante que foi descoberta graças a uma análise ao código da app feita pelo site AndroidAuthority. Dito isto, o Google Fotos v7.12 inclui código que sugere que a Google poderá expandir a funcionalidade de empilhamento de fotografias para permitir que os utilizadores criem manualmente pilhas de fotografias semelhantes.
Como funciona esta organização no Google Fotos
Atualmente, a Google cria automaticamente pilhas de fotografias quando ativa a opção Empilhar fotografias semelhantes. O novo código sugere que, em breve, também poderá obter o agrupamento manual. Atualmente, não foi possível localizar alterações na interface do utilizador para este efeito. No entanto, calculamos que os utilizadores poderão escolher várias fotografias a partir da vista principal de Fotografias e obter a opção de empilhar fotografias através da folha inferior que aparece (que atualmente inclui opções como Partilhar, Favoritos, Lixo e outras).
O agrupamento manual para pilhas de fotografias não está atualmente disponível no Google Fotos mas deverá estar muito em breve.
Entretanto há outra informação interessante do mundo Android. A Google está a mudar lentamente os seus produtos do Assistente da Google para o Gemini, com o exemplo mais recente a surgir sob a forma do Gemini no Android Auto. De facto esta é uma grande troca no Android Auto que vai mudar tudo, sobretudo ao nível da forma como interagimos com esta aplicação e as funcionalidades envolvidas. Pode ler mais sobre isto aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!