Existe uma razão para a Steam Deck, apesar do seu hardware já um pouco ultrapassado, ainda ser a consola padrão deste novo mundo do Gaming Mobile.
A consola portátil da Valve é baseada no SteamOS, e como tal, tem acesso a várias otimizações capazes de a meter num patamar por vezes até superior às mais poderosas e ágeis ASUS ROG Ally ou Lenovo Legion Go.
É exatamente por isso que a Valve está interessada em levar o SteamOS para outras consolas, e claro, algumas das fabricantes estão também dispostas a abrir os braços ao software da gigante responsável pela plataforma Steam.
Há vantagens muito interessantes… Curiosamente, uma delas é o preço!
SteamOS vai chegar a mais consolas portáteis em 2025!
Windows é mau para uma consola portátil?
Infelizmente, apesar de muito versátil, ter uma consola portátil baseada no Sistema Operativo Windows acaba por ser uma pescadinha de rabo na boca.
Ou seja, há suporte a muitos mais jogos e programas, mas, a performance acaba por ter alguns compromissos devido ao facto de o SO estar sempre a consumir recursos. Talvez mais importante que isso, a interface é pouco amiga do utilizador, o que acaba por “cansar” o jogador.
É exatamente por isso que o SteamOS vai chegar a outras consolas, naquilo que é uma aventura com um início na Legion Go S, a nova consola portátil da Lenovo com algum foco no desempenho-preço.
O que muda?
Isto significa que todas as consolas compatíveis com o SteamOS vão receber o mesmo exato software, e claro, todos os pacotes de shaders pré-compilados. Ou seja, a grande maioria das otimizações que podemos encontrar na Steam Deck ou Steam Deck OLED.
Legion Go S!
De forma mais concreta, a Legion Go S com SteamOS deve chegar ao mercado em maio, tendo como base um APU Ryzen Z2 Go. A versão Windows deve chegar mais cedo, muito provavemente já em Janeiro ou Fevereiro.
Mas, enquanto a totalida de gama de consolas da Lenovo não chega às prateleiras, a Valve vai começar a abrir os portões a outras consolas, com versões beta do seu software a chegarem à Internet logo em Abril.
Quanto vai custar a Legion Go S?
Segundo o que sabemos, a versão SteamOS vai custar 499$. A versão Windows começa nos 599$. Mas a primeira versão da consola, a que chega no imediato ao mercado, vai começar nos 729$. (Ainda não temos preços em Euros, ou mais concretamente, preços para Portugal).
- Nota: Se quiser algo mais poderoso, a Lenovo Legion Go 2, que vai ser a consola topo de gama da Lenovo, chega ao mercado um pouco mais tarde. Agora com um ecrã OLED, 32GB de memória RAM LPDDR5X 7500MHz, a ter como base um APU Ryzen Z2 Extreme
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!