Várias pessoas gastam cerca de 50 Euros por mês em serviços de streaming – sendo que alguns nem sequer são utilizados. Mas com tantos serviços de streaming a competir pela sua atenção e tempo limitado, como é que sabe que está na hora de largar um serviço de streaming?
Pressão financeira
Um indicador claro de que está na altura de cortar num serviço de streaming é quando a gestão de várias subscrições se torna financeiramente difícil. A despesa total de vários serviços pode acumular-se rapidamente, especialmente quando os serviços continuam a aumentar os seus preços. Atenção que alguns serviços aumentaram e até pode nem ter dado conta, sobretudo se a faturação é mensal e fica diluída no meio de tantas outras coisas. Se os serviços de streaming estiverem a causar tensão financeira, é importante reavaliar o que está de acordo com as suas prioridades e objectivos financeiros. Isto pode ajudar a aliviar a pressão e a garantir que está a atribuir dinheiro de forma mais eficiente, descobrindo os serviços que vale a pena manter ou abandonar.
Cansaço das subscrições
Se a tarefa de gerir vários serviços ou produtos de subscrição lhe parecer esmagadora ou desgastante, isso pode indicar que está a sofrer de fadiga de subscrição.
O cansaço das subscrições resulta da navegação, atualização e gestão de pagamentos de vários serviços. Se não tiver a certeza de que está a sofrer de fadiga das subscrições, esteja atento a sinais. São eles a dificuldade em decidir que subscrições manter ou cancelar. Também a frustração ou stress com a gestão das suas contas. Por fim, o sentimento de culpa por gastar dinheiro em subscrições que nem sempre são totalmente utilizadas.
Quer simplifique a gestão de contas, reduza os custos e permita uma experiência de entretenimento mais concentrada, o abandono de um serviço pode ser exatamente o que precisa para aliviar o cansaço das subscrições.
Utilização limitada dos serviços de streaming
A vida é agitada. Assim, por vezes, esquecemo-nos dos serviços de streaming que pagamos mas que raramente utilizamos. Se, apesar de pagar a subscrição, quase não acede ou não se envolve com os conteúdos, está na altura de considerar a hipótese de abandonar esse serviço.
Sugerimos que acompanhe os seus hábitos de visualização durante alguns meses para avaliar quais os serviços que utiliza mais ou menos. Se encontrar pouco valor ou prazer no conteúdo oferecido por um determinado serviço, cancele a subscrição e redireccione esses fundos para outro local.
Conteúdos redundantes
Embora os serviços de streaming apresentem frequentemente conteúdos exclusivos, poderá encontrar conteúdos redundantes ou sobrepostos. Por outras palavras, ter várias subscrições com conteúdos semelhantes pode ser desnecessário. Para avaliar a sobreposição de conteúdos, utilize ferramentas o JustWatch, que mostram a disponibilidade de conteúdos nas principais plataformas de streaming.
Serviços de streaming que distraem de outras actividades
Embora seja agradável descontrair com os seus conteúdos favoritos, se está constantemente a ver programas em excesso e colado aos ecrãs, pode valer a pena reduzir os serviços de streaming para cultivar um equilíbrio mais saudável com os seus hábitos de streaming.
Assim estes são os sinais de que está na altura de largar um serviço de streaming ou vários.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!