Mono e estéreo são duas opções comuns que pode encontrar em aplicações de áudio e sistemas de colunas que produzem áudio de formas diferentes. Ao nível mais básico, o áudio mono e estéreo referem-se simplesmente a ter um ou dois canais de áudio. No entanto, a diferença entre estas duas opções pode ser dramática, e o áudio estéreo nem sempre é a melhor escolha.
Definição de som mono e estéreo
O áudio mono ou monofónico tem um único canal de áudio. Independentemente do número de altifalantes envolvidos, cada altifalante reproduz exatamente o mesmo áudio. É simples e durante alguns anos, a única opção que todos tinham. Afinal de contas, os primeiros gramofones tinham apenas um canal de áudio!
O áudio estéreo ou estereofónico compõe-se por dois canais: esquerdo e direito. Normalmente, cada canal destina-se a ser ouvido pelo ouvido esquerdo e direito, respetivamente. Embora já existissem gravações estéreo na década de 1930, os discos de vinil estéreo só se tornaram populares no final da década de 1950, com a idade de ouro dos discos de vinil estéreo a seguir nas décadas de 60, 70 e 80.
O que o estéreo pode fazer que o mono não pode
O ponto principal do áudio estéreo é que ele pode criar um som mais envolvente, permitindo que os artistas brinquem com nossa perceção estéreo natural. Embora possamos ouvir muito mais direccionalidade do que o estéreo pode proporcionar, a passagem de um para dois canais de áudio representa talvez o maior salto na imersão.
O áudio estéreo permite que o áudio seja deslocado da esquerda para a direita. Ou então que diferentes fontes de áudio sejam colocadas no palco sonoro em diferentes posições à sua frente. Embora o som estéreo não consiga fazer com que pareça que algo está atrás ou acima de si, faz um excelente trabalho ao mostrar-lhe o que está à sua frente.
Entretanto existem alguns truques interessantes que podem ser feitos com auscultadores estéreo ou com truques de áudio inteligentes para simular o som surround utilizando apenas duas colunas. No entanto não se compara a ter cinco ou sete colunas reais à sua volta.
Entretanto o áudio mono pode ter tantas camadas de áudio como o estéreo, mas com apenas um canal, pode separar essas camadas numa paisagem sonora, e soa plano em comparação.
O estéreo é quase sempre a escolha certa
Quando tem de escolher entre ouvir algo em estéreo ou mono, para a maioria das pessoas, na maior parte das vezes, o estéreo é a escolha certa. A música é quase exclusivamente gravada em estéreo e chega para ser ouvida dessa forma. Os filmes e programas de televisão modernos são, no mínimo, em estéreo. Entretanto a disposição das colunas estéreo é a norma nos televisores e nas barras de som. Por isso, a menos que tenha o equipamento e o conteúdo com mais canais, vai querer ficar com o velho áudio um-dois.
O áudio mono ainda tem a sua utilidade
No entanto, isso não significa que o áudio mono não tenha a sua utilidade. Existem implementações de áudio mono à sua volta. Quando está a falar ao telefone, está a ouvir áudio mono. Os sistemas de endereços públicos também utilizam áudio mono. Muitos altifalantes Bluetooth têm apenas um altifalante e, por isso, fazem downmix do áudio para um único canal.
O mesmo se aplica às colunas domésticas inteligentes. Se estiver a utilizar várias colunas em sincronia para espalhar música pela sua casa ou por uma divisão grande, faz sentido que toquem em mono, uma vez que a direccionalidade do áudio se perderia de qualquer forma.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!