Os carros elétricos só se vão massificar quando o preço for mais apelativo, é assim que as coisas funcionam. Mas, além do preço, a realidade é que a compra de um carro elétrico também traz muitas outras questões, quase todas elas à volta da bateria que lhe dá vida.
Quanto tempo vai durar? Vai perder capacidade de armazenamento de forma significativa nos primeiros 6 anos? Quanto custa trocar de bateria? Qual é o valor do automóvel para revenda?
Pois bem, é um grande calcanhar de Aquiles, que pode estar prestes a ser solucionado.
Baterias de nova geração vão perder o seu maior ponto fraco!
Portanto, graças a um novo avanço tecnológico, as baterias nova geração vão ser capazes de oferecer qualquer coisa como 20 mil ciclos de carga, o que claro está, poderá significar um ciclo de vida superior a 8 milhões de quilómetros.
Ou seja, se valorizava os velhos Mercedes 190D porque conseguiam percorrer 1 milhão de quilómetros, tem de deixar de fazer cara feia quando fala da próxima geração de carros elétricos.
Como é que isto acontece?
Como é óbvio, ainda vamos ter de esperar alguns anos até que esta tecnologia seja implementada no mercado. Mas, uma equipa de investigação foi capaz de descobrir um novo design capaz de estender a vida de baterias para Veículos Elétricos graças à adoção de um elétrodo de cristal único. Esta inovação não só tem o potencial de aumentar significativamente a longevidade e a autonomia dos veículos eléctricos, como também abre caminho a uma integração mais eficiente das fontes de energia renováveis nas redes eléctricas.
Estamos a falar de uma tecnologia capaz de demonstrar uma durabilidade incrível, com baterias a serem capazes de aguentar 20 mil ciclos de carga, antes de perderem 20% da sua capacidade de armazenamento de energia.
Aqui vale a pena salientar que uma bateria de iões de lítio moderna perde 20% da sua capacidade de armazenamento em cerca de 2400 ciclos.
Em suma, é muito provável que num futuro próximo, a bateria dure mais do que todo o carro elétrico. Agora é esperar por uma implementação e massificação da tecnologia.
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