Os televisores lançados nos últimos anos vêm normalmente com uma porta USB. O que acontece é que muitas pessoas não a aproveitam e deviam. É que na realidade pode ser muito útil uma vez que dá para vários fins. É que se por um lado podemos fazer as coisas tradicionais como visualizar conteúdos multimédia que guardamos numa Pen, por outro é possível utilizar esta porta para darmos carga a alguns equipamentos como as consolas mini que têm sido lançadas. Mas há muitas outras coisas que pode fazer com a porta USB da sua TV?
Existem portas e portas
Antes de passarmos a tudo o que pode fazer com as portas USB há algo que é importante esclarecer. Ao longo dos anos, houve várias gerações de portas USB. São exemplo disso a USB 1.X, USB 2.X, USB 3.X, USB 4 e as muitas variações entre elas. Nos últimos tempos, tem havido saltos enormes na tecnologia USB, levando a melhores taxas de transferência de dados e capacidades de energia que podem afetar as capacidades das portas USB em geral.
Embora existam diferentes formas de distinguir cada geração de USB, como contar o número de pinos, nem sempre é evidente. Isto a menos que esteja disposto a testá-lo manualmente. No entanto, no que diz respeito aos televisores, a maioria utiliza a porta USB 2.0 padrão, que tem uma velocidade de transferência de 480 Mbit/s, uma corrente máxima de 0,5 A, uma potência de 2,5 W e uma tensão máxima de 5 V.
Dependendo do modelo do televisor, as taxas de transferência e a potência de saída podem variar, pelo que terá de consultar o manual do televisor ou a página do fabricante para verificar. Em alguns casos, como no caso dos televisores Samsung 4K/8K de 2023, estes terão várias portas USB que oferecem especificações diferentes, como portas de 0,5A ou 1A.
Além disso, existem também outros factores que podem afetar a possibilidade de utilizar plenamente as funcionalidades da porta USB, como a qualidade do cabo USB e a compatibilidade do dispositivo que está a tentar ligar.
Fornecer energia aos leitores multimédia
Embora muitos televisores modernos tenham capacidades incorporadas para fazer streaming diretamente, há muitas razões para continuar a querer utilizar dispositivos de streaming, mesmo com uma smart TV. É que em muitos casos são mais completos e tem acesso a mais coisas como jogos, inclusivamente. No entanto, é preciso ter atenção aos dispositivos. É que alguns podem requerer mais energia do que aquela que é dada pelas portas USB.
Dito isto, empresas como a Google não recomendam a alimentação de dispositivos de streaming específicos, como o Chromecast Ultra, com a porta USB da TV e afirmam a importância de usar a fonte de alimentação certa (através da ficha incluída). Embora possa funcionar durante algum tempo, poderá encontrar avisos devido ao facto de o dispositivo de streaming não obter energia suficiente.
Reproduzir multimédia através de armazenamento externo
Quando quiser partilhar vídeos de família ou fotografias das férias a partir de uma pen drive vai agradecer o facto da sua TV ter uma porta USB. Embora existam várias outras formas de reproduzir conteúdos multimédia a partir do seu computador ou telemóvel, a vantagem de uma ligação direta ou com fios é que existe uma ligação mais estável e física. Entretanto se vai reproduzir conteúdos a partir de um dispositivo de armazenamento externo saiba que se recomenda a utilização de FAT32 (menos de 4 GB) ou exFAT ou NTFS (mais de 4 GB).
Consolas de jogos
Recentemente surgiram várias consolas de jogos em formato mini e estas são ideais para estarem alimentadas pelas portas USB da sua TV. No entanto tenha em atenção os requisitos de energia. Por exemplo, a consola da Sony, a PlayStation Classic Mini, necessita de uma fonte de alimentação própria. Isto porque a carga fornecida pela TV não é suficiente. No entanto as outras como a Megadrive ou as da Nintendo funcionam sem qualquer problema.
Atualizações de firmware e depuração de software
Apesar de todas as suas vantagens, existem ainda muitas razões para que nem toda a gente queira ter uma smart TV. À semelhança de outros dispositivos ligados à Internet, as smart TVs não estão imunes a ataques. É por isso que as atualizações de segurança são importantes. Para além dos problemas de segurança, as actualizações de software das TVs são também uma excelente forma de os fabricantes introduzirem características melhoradas. Também alterações funcionais e actualizações estéticas, mesmo para modelos de TV mais antigos. Em alguns casos pode fazê-lo através da Internet. Mas muitas vezes irá necessitar de colocar a atualização descarregada a partir do site oficial do fabricante e colocá-la numa pen drive. Depois é só ligar à porta USB da sua TV e proceder à atualização.
Ligar dispositivos e acessórios
Para além de um teclado e um rato que podem ajudar na navegação, especialmente se utiliza o browser da sua TV, pode ligar outros acessórios ao seu televisor. Isto para melhorar a sua experiência de visualização. Por exemplo, pode querer adicionar algumas luzes LED para ajudar a dar um toque especial às suas cenas de TV ou filmes favoritos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!